Início / Videoaulas / Aulas de Geografia / Aula em vídeo – Estações do Ano

Aula em vídeo – Estações do Ano

Prof. William Oliveira

Compartilhe

Movimento de Translação

A videoaula trata da Translação, que é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, demorando aproximadamente 365 dias e 6 horas. A cada 4 anos, as 6 horas “que sobram” são somadas e adicionamos um dia a mais no mês de fevereiro (existe uma regra para contabilizar os anos bissextos: Um dia a mais a cada 4 anos, o ano tem que ser múltiplo de 400 e caso seja só múltiplo de 100, não é bissexto, exemplo: ano 1200, 1204 é bissexto; já o ano 1900 em 1904 não é bissexto, que só ocorreria em 1908).

Periélio e Afélio

Descrita pela Primeira Lei de Kepler, a Terra realiza a Translação em órbita elíptica. Tal movimento vai gerar algumas implicações (descritas pela Segunda Lei de Kepler): a Terra vai ficar mais “perto” – Periélio-, que ocorre por volta do dia 04/01 e mais “afastada” – Afélio-, que ocorre por volta do dia 04/07.

Os momentos de Afélio e Periélio não têm nenhuma relação com as estações do ano, pois as estações de primavera, verão, outono e inverno estão relacionadas com a inclinação do “eixo” da Terra, que é de um pouco mais de 23° e vai proporcionar os solstícios e equinócios.

Solstício de Verão e Solstício de Inverno

Devido à inclinação do planeta, os raios solares incidem de forma diferenciada em cada um dos hemisférios. Quando isso ocorre, no hemisfério que recebe maior insolação, ocorre o Solstício de Verão e no hemisfério oposto, que recebe os raios solares com maior inclinação, ocorre o Solstício de Inverno. Por outro lado, vão ocorrer em dois momentos, os chamados equinócios, quando a inclinação do eixo é irrelevante e os raios solares iluminam igualmente os dois hemisférios da Terra. Neste momento somente a curvatura do planeta vai influenciar na incidência dos raios solares, que proporcionam bastante insolação nas áreas intertropicais e iluminam cada vez menos até chegar as altas latitudes (polos) de ambos os hemisférios.

As Estações do Ano

O tema tratado na aula em vídeo costuma aparecer bastante nos principais vestibulares. As questões costumam cobrar dos vestibulandos a capacidade de identificar as estações do ano. Muitas questões usam figuras e pedem para identificar as estações; a minha dica é que o aluno comece pelos solstícios no Hemisfério Sul (você mora neste hemisfério e sabe quando começa o verão e o inverno), identifique o verão, que ocorre por volta do dia 21/12, quando o hemisfério Sul está recebendo maior incidência dos raios solares (então na figura, o desenho vai mostrar que o HS está mais “iluminado), depois siga colocando o equinócio de outono 21/03, depois solstício de inverno 21/06 e o equinócio de primavera 23/09. Para facilitar, conceba que no Hemisfério Norte, as estações são opostas às nossas, assim fica fácil completar as estações também para o Hemisfério Norte.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Cálculo Estequiométrico(Prof. Bode)

  • Previsão Fuvest 2016 – Geografia Geral(Prof. Rogério Silveira)


Bitnami