Início / Blog / Redação / Como fazer um texto argumentativo

Como fazer um texto argumentativo

Responsive Image

Um dos itens mais importantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a redação, que solicita ao estudante um texto dissertativo-argumentativo. O candidato até pode ir muito bem nas questões alternativas, mas ir mal na redação não é uma opção para quem deseja cursar uma boa universidade, ainda mais se for um curso tão competitivo como medicina
 
Por isso, é muito importante se preparar para essa etapa da prova e praticar bastante. Se você ainda não sabe como fazer um texto argumentativo de excelente qualidade, fique tranquilo. Neste artigo você vai encontrar diversas dicas para se dar bem na redação. Confira!

Texto argumentativo

O texto argumentativo é usado para apresentar e defender uma ideia, um ponto de vista, uma teoria ou uma opinião utilizando argumentos sólidos e coerentes com o objetivo de convencer o leitor de que você está certo. É comum utilizar fatos e dados, que precisam ser verídicos, para dar uma base consistente e justificar as suas ideias. Por isso, ler bastante e estar atento às notícias é fundamental para se dar bem em um texto argumentativo. 

Estrutura do texto

Em geral, o texto argumentativo tem quatro ou cinco parágrafos, sendo que o primeiro é a introdução, os dois ou três seguintes é para o desenvolvimento dos argumentos e o último é de conclusão, que também é quando o estudante elabora uma proposta de intervenção. 

Introdução

É na introdução que você vai apresentar o tema, indicar a situação atual e explicar o motivo da sua abordagem. Nessa etapa, é muito importante construir um texto atraente a ponto de despertar no leitor o interesse e a curiosidade para continuar a leitura e descobrir os seus argumentos. Lembre-se que não pode ser uma introdução longa, principalmente se tratando da uma prova com limite de texto. 
 
Você pode até usar citações e dados para estabelecer a sua tese, mas tome cuidado para não se alongar. Quando o seu texto é objetivo e tem clareza, você mostra que se sente seguro em relação ao que está escrevendo. Por outro lado, se começar a enrolar, vai dar a entender que não tem o conhecimento necessário para dissertar sobre o assunto. 

Desenvolvimento

Agora é o momento de você trazer os seus argumentos sobre o tema. Você pode apresentar fatos que vão confirmar o seu ponto de vista, dar exemplos que justifiquem a sua opinião e aprofundar as questões a ponto de levar o leitor a uma reflexão. Procure criar sempre uma conexão entre os parágrafos para que eles formem uma cadeia lógica de raciocínio, simplificando o entendimento do que está sendo apresentado ao leitor. 
 
O que pode ajudar o seu texto a se destacar é fugir do senso comum. Quanto mais autêntico você for, mais válido serão os seus argumentos. Também é muito importante lembrar que todos os fatos, dados e questões apresentadas devem ser verdadeiras. 

Conclusão

Agora que você chegou no último parágrafo, é necessário concluir os seus argumentos, resumindo em poucas palavras o que foi apresentado e dando uma opinião final. Nessa etapa, você também deve apresentar soluções para resolver ou amenizar o problema discutido até agora. É muito comum envolver o governo, ONG’s, a ação individual e coletiva, a mídia, a família, a escola e a sociedade como um todo nas soluções apresentadas. Vale lembrar que a sua proposta deve ser executável, e não utópica.

Dicas para se destacar na redação

Uma das maneiras de fazer um texto argumentativo realmente interessante é se preparando para este momento. Além de praticar bastante, é necessário adquirir conhecimento. Você pode fazer isso ao ler jornais, artigos, revistas; assistir a debates e documentários; conversar com pessoas; estar atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo e obter um olhar crítico dos problemas que envolvem a sociedade e o meio ambiente nos âmbitos culturais, econômicos, políticos e sociais. 

Linguagem formal

Também é fundamental dominar a escrita formal, ou seja, não dá para usar gírias, abreviações ou aquela linguagem que estamos acostumados a ver nos bate-papos das redes sociais. A escrita correta e o cuidado com a gramática são itens fundamentais para garantir uma boa redação. 
 
Um cuidado que é importante tomar ao usar a linguagem formal é não exagerar nas palavras difíceis. Se você usar uma delas sem entender o seu real significado, pode acabar confundindo o leitor e isso vai tirar pontos da sua redação.

Cuidado para não fugir do tema

Falando de Enem e vestibular, é fundamental ter certeza de que você entendeu qual é o tema proposto e se esforçar para não fugir dele ao longo da sua redação. Para isso, você pode se fazer as seguintes perguntas: “qual é o problema apresentado?”, “quais são as causas?”, “quais seriam as soluções?”. 
 
Agora você já sabe como fazer um texto argumentativo que vá destacar a sua redação no Enem e no vestibular. Se quiser mais dicas, acesse o Blog do Hexag Online e confira nossos artigos!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami