Início / Blog / Português / O que é sentido figurado?

O que é sentido figurado?

Responsive Image

Você sabe o que é sentido figurado? Entender esse tipo de linguagem é fundamental se você vai prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular. Afinal, essa parte da Língua Portuguesa pode ser um auxílio na hora de interpretar as questões da prova de Literatura e também para escrever a sua redação, uma etapa de grande importância para a sua pontuação final. 
 
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é sentido figurado, suas características e quando ele é usado, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar tudo isso com o auxílio do Bruno Santana, professor de Obras Literárias e coordenador do Hexag Medicina da unidade Campinas. Você vai perceber que já usa esse tipo de linguagem no dia a dia, e vai ficar fácil de entender como funciona. Continue a leitura e confira!

O que é sentido figurado?

Para explicar o que é sentido figurado, vamos começar com dois exemplos. Repare nas seguintes frases:

  1. “Nas últimas semanas, os incêndios no pantanal destruíram os lares de várias onças”
  2. “Você vai falar com a mamãe para irmos ao parque? É melhor não, ela acabou de brigar com a vovó e está uma onça”.

É fácil notar que o sentido do substantivo comum “onça” em (2) é bem diferente do utilizado em (1). No primeiro exemplo, o substantivo faz referências a grandes felinos, enquanto no segundo, a um estado de espírito. Na segunda acepção, o estado de espírito designado por “está uma onça” é o de alguém irritado, nervoso e arisco. Apesar de entendermos claramente que a “mãe” em questão não se tornou uma Panthera onca, também sabemos que seu grau de irritação é semelhante ao temperamentos dos grandes felinos em situações de caça. 
 
Com esses exemplos, podemos entender a diferença entre sentido literal e sentido figurado. Dizemos que uma palavra é utilizada em sentido literal, ou denotativo, quando a intenção do autor é expressar o mesmo sentido que a palavra possui no dicionário, ou seja, seu sentido básico e primeiro. 
 
Já quando dizemos que a palavra foi utilizada em sentido figurado, nos referimos ao fato de o autor ter explorado a significação da palavra e ampliado suas possibilidades de significação para além do sentido básico ou de dicionário. Neste caso, dizemos que a palavra foi usada em seu sentido conotativo

Texto literário e não literário

É justamente a exploração dos significados e a ampliação das possibilidades de significação da palavra que diferenciam o texto literário do texto não literário. A Literatura, enquanto linguagem em permanente transformação, é o lugar de textos nos quais é mais comum encontrar palavras em sentido figurado, em comparação aos demais. 
 
Nos textos literários, o sentido figurado surge justamente para levar a palavra a dizer mais, expressar melhor os sentimentos e as emoções, desenvolver em maior profundidade ideias e raciocínios, representar de maneira mais fidedigna a realidade e sua dimensão humana. É nesse sentido que, por meio, dentre outros, da utilização de palavras em sentido figurado, a Literatura é o campo da produção e da ampliação de significados. 

Figuras de linguagem

As figuras de linguagem podem ser entendidas como construções e usos de linguagem que exploram a significação dos diferentes sentidos das palavras e das construções sintáticas. É nesse sentido que podemos entender as metáforas enquanto máquinas produtoras de imagem, explorando relações de proximidade ou também as metonímias, máquinas que aproximam significados, para criar outros. 
 
Assim, as figuras de linguagem são construções nas quais as palavras, muitas vezes, são utilizadas em seus sentidos figurados, para a expansão de seus significados. Veja o exemplo, com o mesmo substantivo utilizado no início:

  • Nossa mãe leva a educação muito a sério. Na hora de olhar nossos boletins ela é uma onça. 

É óbvio que a mãe dos sujeitos da frase acima não se metamorfoseia em uma felina quando vê os resultados escolares dos filhos, entretanto, pela metáfora acima, podemos claramente entender que os meninos passam por maus bocados quando apresentam notas baixas. Assim, a metáfora utilizou-se de uma ampliação do significado do substantivo onça para intensificar o rigor de uma mãe ao olhar as notas de seus filhos. 

O que pode cair no Enem e no vestibular

Como os exames vestibulares exigem capacidade de interpretação de textos complexos, é importante que os alunos saibam entender a forma como as palavras são utilizadas nos textos. “Isso é particularmente importante nas questões de literatura, nas quais a aluna pode ser convidada a interpretar um poema, textos nos quais, em sua maioria, as palavras são utilizadas em sentido figurado, para aumentar suas possibilidades de significação”, explica o coordenador Bruno Santana.
 
Agora você já sabe o que é sentido figurado, quais são as suas características e como ele pode cair nas provas.  Se quiser saber mais sobre conteúdos que podem cair no Enem e no vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos. 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami