Início / Blog / Português / 6 dicas simples para resumir um texto

6 dicas simples para resumir um texto

Responsive Image

O dia a dia do vestibulando é lotado de aulas, exercícios e muito conteúdo para estudar. É por isso que fazer um resumo dos textos é uma excelente maneira de aprender e pode ser um ótimo conteúdo para fazer a revisão mais para frente. 
 
Mas qual é a melhor maneira de fazer um resumo realmente eficiente que vá ajudar na sua preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular? Afinal, dependendo da maneira como ele será feito, pode ser um item valioso que ajudá-lo com os estudos. 
 
Se você ainda não sabe como resumir um texto, não precisa se desesperar. Existem algumas técnicas que podem ajudar você nessa tarefa. Neste artigo, vamos dar seis dicas para você colocar em prática, confira!

O que é um resumo?

Em geral, o resumo de um texto é a compilação das principais informações e ideias de algo que foi lido e estudado por um indivíduo. Podem ser feitos resumos de um livro, de um capítulo, de um artigo, dos pontos mais importantes uma aula e do que mais o estudante achar que vale a pena. 
 
O resumo pode ter caráter indicativo, ou seja, apresentar somente os fatos mais importantes sem acrescentar exemplos oferecidos no texto original. Esse tipo de resumo costuma ser cobrado nas escolas e traz apenas as ideias do estudante e o que ele interpretou em seu estudo. 
 
Outro tipo de resumo é o informativo, que apresenta as informações e os dados qualitativos e quantitativos que estão presentes no texto original. É muito comum de encontrá-lo em publicações acadêmicas como fichamentos ou simplesmente um resumo de todo o conteúdo que acabou de ser apresentado.
 
Tem ainda o resumo crítico, também conhecido como resenha. Além de trazer um compilado das informações apresentadas no texto original, ele conta com a opinião do autor.

Como resumir um texto de maneira simples

Estamos acostumados a fazer resumos desde a época da escola, mas como você pode fazer um resumo eficiente para a sua preparação para o Enem e o vestibular? Com algumas dicas simples você consegue resumir um texto de maneira muito eficiente e com esse objetivo. Confira!

1 – Entenda o máximo possível do tema

Fazer um resumo é também uma maneira de estudar. Por isso, antes de colocar no papel é importante ler e reler o conteúdo e ter a certeza de que você entendeu o máximo possível do assunto. Uma maneira de identificar se você realmente aprendeu é fazer perguntas sobre o que foi lido e tentar responder com suas próprias palavras.

2 – Defina o objetivo deste resumo

Outra coisa que vai fazer a diferença é identificar qual é o objetivo do seu resumo. Pode ser que você queira usá-lo para fazer uma revisão no futuro, ou pode ser apenas para ajudá-lo a aprender a fundo o conteúdo. Quando definir o objetivo ficará mais fácil organizar as informações que você deseja colocar no seu texto e escolher um formato que realmente funcione para o que você deseja.

3 – Organize suas ideias

Agora, é hora de determinar o que será abordado no seu resumo. Algo que pode ajudá-lo a se preparar para esse momento é destacar partes importantes do texto durante a leitura. Você pode grifar, circular, fazer anotações, listar os principais tópicos. Depois de todo o conteúdo reunido e estudado, é só organizar o que você vai colocar no seu resumo.

4 – Escreva o texto com suas palavras

Agora que você já estudou sobre o assunto, aprendeu e reuniu as principais informações, é hora de colocar a mão na massa. Para isso, se esforce para escrever o máximo possível com as suas palavras. Somente copiar o texto que você destacou não é suficiente para ajudar você a aprender e, no futuro, revisar o que foi estudado. Algo que pode ajudá-lo a fazer dessa maneira é preparar um questionário básico sobre o assunto e responde-lo com as suas palavras.

5 – Utilize o melhor formato para você

O resumo não precisa ser necessariamente um texto corrido que vai apenas explorar os principais tópicos do texto original. Existem diversos formatos que podem ser mais atrativos para uma pessoa do que para outra. Alguns alunos preferem resumir o conteúdo com perguntas e respostas, fazer um formulário ou então criar infográficos ou desenhos. O importante é você encontrar um formato que funcione para você, que deixe o seu estudo mais interessante e produtivo. 

6 – Faça uma leitura final

Ao terminar o seu resumo, é hora de fazer uma revisão e conferir se todas as informações estão corretas, se você acrescentou tudo que tinha planejado e se não esqueceu nada importante. 
 
Agora você já sabe como resumir um texto de um jeito simples e da maneira mais produtiva para os seus estudos. Se quiser ler mais dicas para o Enem o vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos. 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami