Início / Blog / Matemática / O que é fração?

O que é fração?

Responsive Image

Você sabe o que é fração e como resolver uma questão com ela? Esse assunto da matemática costuma preocupar alunos que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular, mas entender o conceito e aprender a resolver esses problemas não é tão difícil quanto parece. Pelo contrário, conforme você pratica exercícios vai ficando cada vez mais fácil. 
 
Se parece ser um tema complicado para você, não precisa se desesperar. Neste artigo vamos explicar o que é fração e dar mais detalhes sobre ela. 
 
Para explicar esse assunto da melhor maneira possível, contamos com o auxílio do professor de matemática Paulo Henrique Garzon, do Hexag Medicina da unidade Vila Mariana, em São Paulo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é fração 

A fração se constitui numa ferramenta essencial dentro da matemática e demais ciências exatas e biológicas, como a representação de uma divisão pura e simples entre inteiros, a razão entre grandezas proporcionais, porcentagem e números decimais. 
 
Tais elementos se constituem de duas partes: numerador (vem do latim numeratus e significa “contar”) e denominador (vem do latim denominatus e significa “dar nome”), em que o primeiro nos diz quantas partes da divisão devemos considerar e o segundo em quantas partes o inteiro deve ser fracionado. 

Tipos de frações

Existem diferentes tipos de frações, saiba mais sobre cada uma delas abaixo.
 
Fração mista: é formada por dois termos, sendo que um representa a quantidade inteira e o outro a parte fracionária.
 
Fração equivalente: são aparentemente diferentes, mas representam a mesma parte de um todo, ou seja, possuem o mesmo valor. 
 
Por exemplo: 
 
4 = 8
 
2    4
 
Neste caso, as duas frações representam o número 2. Para encontrar este resultado é preciso multiplicar o numerador e denominador de uma fração pelo mesmo número, da seguinte forma:
 
4x2 = 8
 
2x2    4
 
Ou então, você pode fazer a divisão na divisão de número maior. O resultado é o mesmo, veja só.
 
4 = 8:2
 
2    4:2
 
Fração irredutível: conforme simplificamos as frações, dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número, vai chegar um momento em que ela não poderá ser mais simplificada, então é chamada de fração irredutível.

Leitura de frações

A maneira de ler uma fração acontece da seguinte maneira. O denominador, que precisa ser diferente de zero, dá o nome à fração. Então, falamos o numerador e mudamos a forma de pronunciar o denominador da seguinte forma: dois terços, três quartos, nove centésimos, etc.
 
Quando o denominador está entre os números 2 e 9 devemos ler como 2 (meio), 3 (terço), 4 (quarto), 5 (quinto), 6 (sexto), 7 (sétimo), 8 (oitavo) e 9 (nono). 
 
No caso das frações decimais, ou seja, com denominador 10, 100, 1000, etc, utilizamos a nomenclatura: 10 (décimos), 100 (centésimos), 1000 (milésimos), e assim por diante. Já os números acima de 9 que não são decimais, utilizamos a palavra avos após o denominador.
 
Confira alguns exemplos:
 
 2  = dois terços
 
 3
 
 7 = sete oitavos
 
 8
 
 9  = nove décimos
 
10
 
 7  = sete vinte um avos
 
21
 
  9   = nove centésimos
 
100

Operações com frações 

Tanto as somas quanto as subtrações envolvendo frações de um mesmo inteiro ou de inteiros diferentes são sempre possíveis quando temos os mesmos denominadores. Caso contrário, fazemos o uso de frações equivalentes, de modo a tornar todos os denominadores iguais.
 
No caso da multiplicação, os resultados são sempre frações, geradas pelo produto dos numeradores e denominadores dos fatores fracionários.

Como a fração pode cair no vestibular?

A abordagem das frações no vestibular se concentra nas porcentagens, cálculo de velocidades médias, densidade de um corpo, probabilidades, médias e semelhança entre triângulos e polígonos. Vale ressaltar que tanto na álgebra, geometria e física, as questões envolvendo razões podem envolver expressões algébricas que dependam de incógnitas como x e y.

Como se preparar para esse tipo de questão?

Segundo o professor Garzon, a melhor maneira de se preparar para questões envolvendo frações é resolvendo as questões mais fáceis e elevando o grau de dificuldade à medida que suas dúvidas sejam esclarecidas, com exercícios atuais, contextualizados e que estejam nas últimas provas de vestibular. 
 
“Uma grande quantidade de exercícios de bons materiais didáticos e livros são fundamentais para o sucesso da aprendizagem deste assunto, possibilitando a interdisciplinaridade de conteúdos”, explica o professor. 
 
Também é muito importante para a sua preparação realizar simulados do Enem e dos vestibulares que você tem interesse em fazer e prestar atenção no seu desempenho em relação a essa parte da matéria. As revisões são outro auxílio fundamental.
 
Agora você já sabe o que é fração, suas principais características e como estudar este assunto para as provas da melhor maneira possível. Se quiser mais dicas e informações sobre conteúdos que podem cair no Enem e no vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami