Início / Blog / Dicas para o vestibulando / Trabalhar e Estudar – É possível!

Trabalhar e Estudar – É possível!

Responsive Image

A preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular não é fácil. É necessário dedicar muito tempo e recursos para conseguir estudar todo o conteúdo, praticar, fazer simulados, revisões, entre outras coisas. A tarefa pode parecer ainda mais difícil para estudantes que precisam conciliar os estudos com o trabalho. 

Se este é o seu caso, saiba que é perfeitamente possível ter sucesso nas provas se você der o seu melhor e conseguir seguir o seu cronograma de estudos. Colocando em prática algumas atitudes você vai perceber que está mais perto do seu objetivo do que parece. Neste artigo, vamos citar algumas maneiras de você conseguir trabalhar e estudar, confira. 

Aproveitar cada momento livre

Realmente, o conteúdo que precisa ser estudado para o vestibular é bem extenso. Mas se o aluno aproveita bem o seu tempo, ele consegue estudar o suficiente para se destacar. Sabe o que significa aproveitar bem o tempo? É usar cada momento livre para estudar, seja a hora do almoço, os fins de semana, as suas noites, entre outras pausas. 

Tenha um cronograma de estudos

Se você já tem uma rotina consolidada fica mais fácil estabelecer os horários que você vai estudar. Ter esse cronograma é muito importante porque é a partir dele que você vai fazer o seu plano de estudos, ou seja, distribuir todo o conteúdo que precisa ser estudado pelo tempo que você terá disponível até o dia da prova. Uma dica valiosa na criação de um cronograma que funciona bem para você é separar os períodos de maior disposição para estudar as matérias mais difíceis.

Depois de fazer isso, o segundo passo é se comprometer a seguir o seu cronograma e o seu plano de estudos. Se fizer dessa maneira, será muito mais capaz de atingir o seu objetivo. 

Tenha hábitos saudáveis

A agenda de quem trabalha e estuda é realmente muito apertada, não sobre tempo para muitas outras coisas. Ainda assim, cuidar da saúde física e emocional é essencial se você quer passar no Enem e no vestibular. Ter uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável e bem nutritiva vai ajudar você a ter mais energia para realizar todas as tarefas. Também é essencial dormir o suficiente e separar tempo para relaxar e se divertir. 

Se você ocupar 100% do seu tempo apenas com estudo e trabalho, poderá acumular muito estresse, deixar de aprender efetivamente aquilo que estudar e ter um desempenho muito pior no dia da prova. Existem estudos que comprovam que estudar por diversas horas consecutivas diminui o seu rendimento. 

Seja organizado

Existem duas situações em que a organização pode ser um elemento de grande ajuda na sua preparação para o vestibular considerando que você ainda precisa usar o seu tempo para trabalhar. O primeiro é que se você manter o seu material e suas coisas em ordem, não perderá tempo procurando por livros, cadernos, canetas, entre outros materiais essenciais em seu estudo.

Outra tipo de organização que pode ajudar na sua preparação é em relação ao seu dia a dia. Se estiver em ordem com o seu tempo, suas tarefas diárias e o seu planejamento, conseguirá cumprir com tudo o que planejou. 

Aproveite os recursos tecnológicos

Em diversas situações você pode aproveitar aulas online, vídeos de revisões e explicações de matérias pela internet, como quando estiver voltando do trabalho no transporte público, de carro ou até mesmo caminhando. Outra situação pode ser em algum afazer da casa, como lavar a louça, organizar o seu quarto, entre outras. A dica aqui é colocar o fone de ouvido e aproveitar cada segundo para aprender. 

Treine a redação semanalmente

Apesar de ter bastante conteúdo para estudar para as questões alternativas, você não pode esquecer de um dos itens mais importantes do Enem e de diversos vestibulares: a redação. Por isso, estabeleça um momento para treinar a redação semanalmente. Você pode procurar temas que caíram nas edições passadas e treinar com base neles. 

Tenha foco

Sempre que for estudar, elimine todo tipo de distrações, como celular, televisão, mídias sociais, etc. Escolha um local confortável, silencioso e com uma boa iluminação. Nada de estudar na cama ou no sofá para não ficar com sono. 

Lembrar constantemente do seu objetivo

Trabalhar e estudar é realmente muito cansativo e exige muito empenho do estudante. Por isso, é muito importante ter sempre em mente o seu real objetivo, o que você mais deseja para você neste ano. Tente se imaginar realizando o seu sonho e isso vai fazer você criar mais motivação para seguir em frente, por mais difícil que seja.

Agora você já sabe que é possível trabalhar e estudar, desde que você aplique as atitudes que citamos acima. Se quiser saber mais sobre conteúdos para o Enem e o vestibular acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos. 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami