Início / Blog / Dicas para o vestibulando / Simulado Enem – Por que é importante fazer simulados?

Simulado Enem – Por que é importante fazer simulados?

Responsive Image

A rotina de um vestibulando é baseada em aulas, exercícios e revisões, mas uma coisa que não pode faltar em sua preparação para o Enem e o vestibular são os simulados. Neste artigo, vamos explicar a importância dessa prática e dar cinco motivos para você não deixar de fazer o máximo de simulados possíveis. Confira!

Simulado Enem: como funciona

Os simulados são, como o nome diz, uma simulação do dia em que você irá realizar a prova do Enem. Todas as questões, o ambiente e as regras que você deverá seguir no dia do simulado correspondem ao que você provavelmente irá vivenciar quando for o verdadeiro dia do exame: o tempo de prova, o tipo de perguntas, etc. 
 
Por isso, a preparação também precisa ser a mesma. Você deve estudar o conteúdo que vai cair, deve comer alimentos leves no dia e levar um lanche para comer ao longo do exame, deve dormir o suficiente para estar descansado, vestir uma roupa confortável, não se atrasar para não perder a prova e prestar atenção ao tempo que leva para concluir o exame.
 
Se você realmente simular como será o dia da prova, vai conseguir identificar os seus pontos fortes e fracos, tanto em relação ao conteúdo estudado quanto à sua preparação física, emocional e psicológica. Então, saberá trabalhar cada um deles para obter o máximo desempenho no dia do Enem e do vestibular. 

Como fazer um simulado

Em geral, escolas e cursinhos pré-vestibular realizam uma série de simulados para ajudar os estudantes na preparação para o Enem e o vestibular. O Hexag Medicina, por exemplo, oferece diversos deles ao longo do ano referentes aos principais vestibulares da carreira de medicina (Enem, Fuvest, Unicamp, Unesp, Unifesp, UERJ, Famema, Famerp, UFPR, Uel, entre outros). 
 
Se você não tem essa possibilidade porque sua escola não oferece simulados ou porque não é aluno de um cursinho, pode fazer o seu próprio simulado em casa. Imprima provas anteriores do Enem ou do vestibular que você tem interesse e faça como se estivesse realmente prestando o exame, com as mesmas regras e tempo.

Vantagens do simulado

O simulado é uma das partes mais importantes na sua preparação para o Enem e o vestibular porque ajuda em todas as áreas. Confira abaixo cinco vantagens de investir nos simulados!

É um termômetro dos seus conhecimentos

Um dos benefícios do simulado é que ele ajuda você a entender quais conteúdos você precisa estudar mais e quais você já domina. Assim, você consegue acrescentar em seu plano de estudos aquelas matérias que precisam de mais atenção, além de tirar dúvidas com os professores e fazer mais exercícios para fixar na mente o que aprendeu. 

Ajuda a entender o tipo de prova

Quando falamos de vestibulares, uma prova pode ter uma abordagem diferente da outra. Por isso, é importante fazer simulados das universidades que você pretende prestar para entender o tipo de questões que vão cair e saber como se preparar para elas. 

Preparação emocional

A pressão que um vestibulando sofre para passar em uma prova pode ser assustadora, principalmente quando se trata de um curso muito concorrido, como medicina. Por isso, a preparação emocional é fundamental. O simulado ajuda nessa parte porque o estudante experimenta em algum grau aquela mesma sensação de fazer uma prova difícil, com regras e tempo definidos. Ao passar por essa situação diversas vezes, ele se acostuma com a maneira como tudo acontece e a tendência é ficar menos nervoso no dia do exame.

Ajuda a obter confiança

Os simulados mostram para o estudante sua eficiência em relação ao conteúdo, ao tempo de prova e ao estresse. Ao perceber suas falhas e tentar melhorá-las a cada simulado, ele fica mais confiante para o dia da prova, pois já conhece os seus pontos fortes e sabe como reagir diante das dificuldades.

Ajuda a lidar com o tempo

Não é fácil fazer uma prova importante sob a pressão do tempo. Alguns estudantes ficam com medo de não terminar antes do prazo final, enquanto outros ficam ansiosos diante da necessidade de ficar cerca de três horas realizando um exame. Seja qual for a sua situação, conforme você participa de simulados e entende como se comporta diante dessa questão, vai conseguir lidar melhor com ela no dia da prova final. 
 
Por exemplo, se você percebeu que perde muito tempo na resolução de exercícios, vai treinar para ser cada vez mais rápido sem perder a eficiência do raciocínio. Ou então, se fica muito ansioso e com medo, pode treinar técnicas de respiração e entender o que acalma você nessas circunstâncias. 
 
Agora você já sabe: quando o assunto é simulado Enem, vale a pena investir o seu tempo, já que é uma das partes mais importantes da sua preparação. Se quiser mais dicas e informações sobre Enem e vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos. 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami