Início / Blog / Dicas para o vestibulando / Por que eu não consigo estudar?

Por que eu não consigo estudar?

Responsive Image

Tem dias que, por mais que você se esforce, fica cada vez mais difícil manter a concentração nos estudos. Chega a ser desesperador, já que você sabe a importância daquele tempo de estudos. Já começa a imaginar a matéria acumulada e o seu plano de estudos sendo prejudicado. No entanto, saiba que todo estudante passa por dias assim, nem sempre é fácil manter a mente focada nos livros e exercícios. 
 
Isso pode acontecer por diversos motivos, mas fique tranquilo, existem atitudes simples que podem ajudar você a superar esses momentos difíceis. O segredo é que depende exclusivamente de você. 
 
Então, se você está se perguntando: “por que eu não consigo estudar?”, continue lendo este artigo. Daremos várias dicas para lhe ajudar quando esse bloqueio aparecer, e também, para evitar que isso aconteça. Confira!

Por que isso acontece?

Ter dificuldade para estudar acontece com a maioria dos alunos que têm uma rotina intensa de estudos, como aqueles que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o vestibular. Eles sabem que conseguir a tão sonhada vaga na universidade depende de um excelente desempenho nas provas. A pressão é ainda maior quando falamos de cursos bastante competitivos, como medicina. 
 
Tudo isso pode causar uma grande ansiedade, uma preocupação tão grande com o futuro que acaba prejudicando a sua concentração no presente. Sua mente fica tão cheia de pensamentos que torna-se quase impossível focar em uma coisa só. A dica para superar este momento é focar na respiração e procurar outros meios que podem lhe ajudar ao longo dessa jornada, como meditação, yoga e apoio psicológico. 
 
Além deste, há outros motivos que podem atrapalhar os seus estudos, veja abaixo. 

O cansaço pode atrapalhar

Tem dias que você já assistiu às aulas, fez exercícios, revisou o conteúdo e se concentrou em tudo isso ao longo de todo o dia, mas acredita que precisa continuar estudando à noite. É muito importante entender que, sem descanso, seu cérebro não funciona e todo esse esforço não vai valer a pena, pois você não conseguirá reter o conteúdo estudado. 
 
A solução para esse problema é estabelecer um plano e um cronograma de estudos. Encaixe de uma maneira equilibrada todo o conteúdo que você precisa estudar até o dia da prova e esforce-se por cumprir o seu planejamento. Se fizer dessa forma, não precisará ficar até altas horas com a cara nos livros para se sentir confiante de que está estudando o suficiente. 
 
Outra dica é dar pausas ao longo do dia para refrescar a mente, se alimentar, beber água e relaxar. Também separe tempo para o lazer, é muito importante se divertir, rir, conversar sobre outros assuntos e ter momentos com a família. 

Distrações são inimigas do estudo

Às vezes você quer muito estudar, mas as pequenas distrações ao seu redor tiram totalmente o seu foco. Alguns dos vilões deste problema são as mídias sociais, o celular, a TV e pessoas conversando ao seu redor. Por isso que é muito importante encontrar um local adequado para realizar o seu estudo. Precisa ser um ambiente com boa iluminação e distante da circulação de pessoas. 
 
Outra dica é não encher a sua mesa de bilhetes, fotos, ilustrações, entre outras coisas que podem chamar a sua atenção quando tudo o que você precisa fazer é focar na leitura ou nos exercícios. Tenha na sua visão somente o que você precisará para realizar os seus estudos: seu computador, um caderno, a apostila, enfim, o que você achar necessário. 
 
Por último, e não menos importante, para evitar as distrações é fundamental silenciar as notificações do celular e não deixar as redes sociais e WhatsApp logados no computador. O tempo que você irá perder se acabar se distraindo com essas coisas será precioso, pois geralmente não vemos o tempo passar. 

Esquecer o seu objetivo

Quando o desânimo aparecer, lembre-se do real motivo de todo aquele esforço. Onde você quer chegar? Qual é o seu objetivo? Tente imaginar você realizando aquele sonho e tudo que irá conquistar a partir dali. Pensar no resultado final pode ajudar a manter o pensamento positivo e trazer de volta a força que você precisa para continuar estudando. 
 
Se quiser, você pode se preparar para quando esses momentos chegarem. Sabe como? Fazendo uma lista com todos os seus motivos para manter o foco nos estudos e não desanimar. Você pode acrescentar: “quero passar em uma boa universidade”, “quero ter certeza de que dei o meu melhor”, “quero ter uma carreira de sucesso”, entre outras frases. 
 
Viu como algumas atitudes simples podem ajudar você a estudar melhor? Agora, toda vez que você se perguntar: “por que não consigo estudar?”, já sabe o que pode estar acontecendo e o que pode fazer para voltar ao foco. Quer mais dicas e conteúdos sobre o Enem e o vestibular? Acesse o Blog do Hexag Medicina e confira!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami