Início / Blog / Dicas para o vestibulando / Como fazer uma rotina de estudos

Como fazer uma rotina de estudos

Responsive Image

Mais do que dedicação, para se destacar no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e no vestibular é necessário ter organização. A quantidade de conteúdos para estudar é significativa e sem um planejamento fica difícil estudar tudo o que precisa em tempo hábil. Por isso, é muito importante ter uma rotina de estudos
 
Se você ainda não sabe como estruturar isso ou se está insatisfeito com o modo como está estudando hoje, vai gostar bastante das dicas que vêm a seguir. Neste artigo, vamos explicar como fazer uma rotina de estudos eficiente. Continue a leitura e confira!

Importância da rotina de estudos

A rotina de estudos é como se fosse um cronograma do seu dia a dia aliado ao planejamento de tudo o que você precisa estudar para atingir um objetivo. Ela pode ser criada em diferentes formatos, como cronogramas, planilhas, aplicativos, entre outros.
 
Quando você passa a ter uma rotina de estudos fica mais fácil entender como funciona o seu dia, qual é o tempo de estudar, de relaxar, de se alimentar. Além disso, você tem um panorama geral do seu status como estudante e, assim, fica mais fácil controlar a ansiedade e ter mais autoconfiança. Também ajuda a se concentrar na matéria que você está estudando naquele momento. Dessa forma, o seu desempenho também aumenta. 

7 passos para fazer uma rotina de estudos

Com algumas atitudes simples, é possível criar uma rotina de estudos que funcione para você e o ajude a ser mais produtivo em suas tarefas. Veja só!

1- Entenda como funciona o seu dia

A primeira coisa a fazer é avaliar cada momento do seu dia, quais são suas tarefas, suas prioridades, seus horários. Além de acrescentar as aulas, momentos para revisões e prática de exercícios, tarefas de casa, entre outros itens da sua rotina, considere o tempo que você utiliza no transporte, separe momentos para relaxar, fazer pausas e se alimentar.
 
Assim que você tiver um panorama geral de quais tarefas você tem no seu dia, será possível estabelecer horários certos para cada uma delas. 

2- Descubra qual conteúdo você precisa estudar

Outra coisa muito importante para fazer antes de montar a sua rotina de estudos é ler o edital das provas que você pretende prestar. Assim, você identifica quais são os conteúdos que precisará estudar até o dia em que irá realizar a prova. Com essa lista em mãos, ficará mais fácil montar um cronograma de estudos realmente eficiente.

3- Monte um cronograma

Agora que você já estabeleceu horários para cada uma das suas tarefas e também tem em mãos os conteúdos que precisa estudar até a data da prova, é hora de criar um cronograma de estudos. Separe as matérias e temas de acordo com o tempo que você tiver disponibilizado para os estudos. 
 
Um dica é tentar intercalar as disciplinas que você tem mais facilidade com aquelas que são mais difíceis para você. Também é interessante fazer uma variação de formatos. Por exemplo, ter um tempo para leitura, depois um tempo para exercícios ou uma revisão por vídeo. Isso torna o estudo mais dinâmico e menos cansativo.

4- Procure manter horários fixos

Fica mais fácil de gravar as atividades que você precisa fazer naquele horário quando você estipula horários fixos. Por exemplo, você pode planejar começar os seus estudos todos os dias, às 9 horas da manhã. O seu corpo irá se acostumar e com o tempo será quase automático manter a rotina, pois vai virar um hábito.

5-  Cumpra com sua rotina

Depois de estabelecer um cronograma e uma rotina de estudos, é muito importante se manter fiel ao seu planejamento. Quando você consegue fazer isso, se sente menos ansioso e mais confiante, pois mantém um ritmo de estudos eficiente, evita acumular matéria e sabe que está no caminho certo. 

6- Cuidado com as distrações

Algo que pode atrapalhar o seu progresso no dia a dia são as distrações. Por isso, sempre que for estudar procure um local silencioso, bem iluminado e confortável na medida certa. Fique longe do celular, das mídias sociais, da televisão e demais dispositivos que podem tirar a sua atenção dos estudos. 
 
Além disso, avise seus amigos e familiares sobre o seu cronograma para evitar convites tentadores que podem incentivar você a abandonar o seu planejamento e, consequentemente, acabar acumulando matéria.

7- Tenha em mente seus objetivos

Ser vestibulando não é fácil, exige muita disciplina e dedicação. No entanto, quando você tem uma meta clara e constantemente se lembra dela, fica mais motivado a seguir em frente, mesmo diante dos desafios. Por isso, defina o seu objetivo, saiba onde você quer chegar a partir de toda a dedicação nos seus estudos, e tenha sempre em mente uma imagem da sua vitória. 
 
Agora você já sabe como fazer uma rotina de estudos eficiente. Se quiser mais dicas e conteúdos sobre Enem e vestibular, acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami