Início / Blog / Biologia / O que são proteínas? Saiba o que pode cair no vestibular

O que são proteínas? Saiba o que pode cair no vestibular

Responsive Image

As proteínas são macromoléculas fundamentais para o funcionamento do organismo, desempenhando diversas funções e atuando em praticamente todos os processos celulares. Não é à toa que este é um tema muito importante nas disciplinas de Química e Biologia, e também muito cobrado nos vestibulares. 
 
Seja de origem vegetal, animal ou até mesmo sintética, elas estão presentes na natureza nas mais diversas estruturas moleculares e têm um papel vital para a manutenção do metabolismo humano. Se você é vestibulando de Medicina e está se preparando para mandar bem nas provas, precisa conhecer e estudar esse conteúdo. 
 
Para entender o que são proteínas, qual é a estrutura e sua organização, continue a ler este artigo. Vamos explicar direitinho para ajudar você na preparação para o Enem e vestibular. Confira!
 

O que são proteínas

 
As proteínas são os compostos orgânicos mais abundantes e mais importantes encontrados em um organismo. Elas desempenham diversas funções distintas que garantem a sobrevivência do ser vivo, além de atuar em praticamente todos os processos celulares. São responsáveis pela constituição de anticorpos e hormônios, por exemplo.
 
São formadas a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si, em outras palavras, de ligações peptídicas. Cada aminoácido é formado por um grupo carboxila (- COOH) e um grupo amina (-NH2), que estão ligados a um átomo de carbono. Nesse átomo de carbono estão ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R), que varia de um aminoácido para outro.
 
Vale saber que, no total, existem apenas 20 tipos de aminoácidos na natureza, que se ligam de variadas maneiras para dar origem a diferentes proteínas. 

Quais são as funções das proteínas

Lembra como falamos que as proteínas são importantes? Elas participam de todos os processos biológicos. Por terem diversas funções diferentes, são classificadas de acordo com a sua funcionalidade. Veja só.
 
– Proteínas estruturais: têm função constitutiva e construtiva em células e tecidos;
 
– Proteínas transportadoras: carregam substâncias de um ponto a outro no interior da célula;
 
– Proteínas mecânicas: realizam processos de mobilidade, contração e relaxamento celular e muscular;
 
– Proteínas nutritivas: responsáveis por nutrir ou armazenar conteúdo nutritivo em células específicas;
 
– Proteínas de defesa: são os anticorpos que protegem o organismo contra agentes estranhos;
 
– Proteínas coordenadoras: mediam determinadas reações específicas;
 
– Enzimas: classes protéicas com função catalítica acelerando reações bioquímicas.
 

Estrutura das proteínas

 
Como falamos anteriormente, todas as proteínas são formadas por aminoácidos. Uma cadeia de aminoácidos pode ser classificada de acordo com o dobramento e enrolamento de sua rede proteica. Assim, a estrutura de uma proteína pode ser dividida em quatro níveis de organização: primária, secundária, terciária e quaternária.
 

Estrutura primária

 
A estrutura primária é a cadeia principal de uma proteína. Ela se apresenta de forma linear, sem ramificação. A sequência de aminoácidos é unida por ligação peptídica. 
 

Estrutura secundária

 
Na estrutura secundária observamos o primeiro nível de enrolamento helicoidal. Podemos ver, então, os padrões repetitivos e regulares.
 

Estrutura terciária

 
Observamos na estrutura terciária a proteína com o formato tridimensional específico gerada a partir das interações entre as estruturas secundárias. É o dobramento da cadeia polipeptídica. 
 

Estrutura quaternária 

 
Na estrutura quaternária vemos duas ou mais cadeias polipeptídicas agrupadas, sendo idênticas ou não. Elas formam um complexo protéico. 
 

Tipos de proteínas

 
As proteínas são classificadas de acordo com a sua origem. São separadas em três grupos: proteína animal, proteína vegetal e sintética. Confira as características de cada uma delas. 
 

Proteína animal

 
Encontrada na carne de animais, essa proteína está presente na vida da maioria das pessoas, pois é muito consumida como alimento. Não é à toa que seu consumo se tornou um hábito, afinal, ela possui praticamente todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. 
 
Podemos encontrar a proteína animal em diversos alimentos, como carne vermelha, peixes, ovos, leite, queijo e iogurte.
 

Proteína vegetal

 
Essa é a proteína encontrada nos vegetais. Tem um valor nutricional menor, pois é composta por uma quantidade menor de aminoácidos. Alguns dos alimentos ricos em proteína vegetal são o feijão, a ervilha, a soja, a lentilha, nozes e o grão-de-bico.
 

Proteína Sintética

 
Já ouviu falar em Whey Protein? Esse tipo de suplemento alimentar é muito utilizado principalmente por atletas e pessoas que praticam exercício físico. Ele é composto por proteína sintética, obtida por meio de manipulações laboratoriais. 
 
Por conter diversas variações nutricionais, é muito procurado por pessoas que desejam fazer uma reposição alimentar buscando outras fontes de proteína, além das de origem animal e vegetal.
 
Agora você já sabe quais são as principais características das proteínas. É muito importante estudar com atenção, buscar questões de provas anteriores que abordem o tema e praticar exercícios para mandar bem na prova. Quer mais dicas para o Enem e vestibular? Acesse o Blog do Hexag Medicina e confira nossos artigos. 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

user

Comentários

Responsive Image

Bitnami