Início / Videoaulas / Aulas de Química / Videoaula – Lei de Gay-Lussac

Videoaula – Lei de Gay-Lussac

Prof. J Alves

Compartilhe

Nesta vídeo aula, o professor J Alves aborda a segunda leia das transformações gasosas: a Lei de Gay-Lussac.

Gay-Lussac afirma que em uma transformação isobárica de uma dada massa gasosa, volume e temperatura são diretamente proporcionais.

Por exemplo, observemos um pistão com um êmbolo móvel e uma certa massa gasosa. Essa massa está ocupando um volume V1 a uma temperatura T1 qualquer. Se a temperatura for aumentada para T2 e quiser que a pressão permaneça constante, a única maneira é aumentando o volume do pistão. Isso porque eu sei que o aumento da temperatura aumenta a pressão mas o aumento do volume vai diminuir a pressão também.

Trocando em miúdos, a uma pressão constante quando se aumenta a temperatura de um gás, o seu volume também aumenta. Ao passo que se a temperatura for diminuída o seu volume também diminuirá.

Podemos concluir então que a uma pressão constante, temperatura e volume são diretamente proporcionais: aumenta temperatura, aumenta o volume; diminui temperatura, diminui o volume.

Se são diretamente proporcionais podemos expressar que P1 sobre T1 será igual a P2 sobre T2, ou seja, a razão P sobre T será sempre constante.

 

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Sistema ABO dos grupos sanguíneos(Prof. TJ)

  • Aula em vídeo – Questão Ambiental(Prof. Rogério Silveira)