Início / Videoaulas / Aulas de Química / Aula em vídeo – Reações de Oxirredução

Aula em vídeo – Reações de Oxirredução

Prof. Igor Saburo

Compartilhe

Sabendo o conceito de NOX apresentado numa videoaula anterior, podemos agora estudar as reações de oxido-redução também chamadas de oxidorredução. Esta é uma parte fundamental do estudo da eletroquímica e que garante um bom entendimento das pilhas eletroquímicas e também da eletrólise. É importante ressaltar que as reações Redox ocorrem simultaneamente e se uma não ocorrer a outra também não ocorre, ou seja, sem a reação de oxidação não ocorre a reação de redução.

Reação de Oxidação

Dizemos que uma reação de oxidação envolve a perda ou doação de elétrons de uma espécie para outra e este processo é acompanhado pelo aumento do número de oxidação. Um exemplo muito comum de oxidação de espécies químicas é a corrosão de metais no ambiente, como por exemplo a corrosão de um potássio de ferro.

Reação de Redução

Por outro lado temos a reação de redução que recebe elétrons da espécie que este oxidando. Este processo também pode ser acompanhado pela variação do estado ou número de oxidação, ou seja, numa reação de redução nota-se que o NOX da espécie diminui.

Agente Redutor e Agente Oxidante

Um outro conceito muito importante nas reações Redox é o de agente redutor e agente oxidante.
De uma forma geral a espécie que sofre oxidação causa em outra espécie a redução e assim é chamada de agente redutor. Por outro lado a espécie que reduz causa no outro o processo de oxidação e é chamado de agente oxidante.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Métodos Contraceptivos(Prof. Amaral)

  • Dicas Enem 2015 – Geografia do Brasil(Prof. Ricardo Rocha)