Início / Videoaulas / Aulas de Química / Aula em vídeo – Oxidação de Alcenos (Branda)

Aula em vídeo – Oxidação de Alcenos (Branda)

Prof. Kocha

Compartilhe

O que é um Alceno

Neste vídeo tratamos sobre as oxidações de alcenos, mais especificamente as oxidações brandas. Antes de mais nada vamos relembrar o que é um alceno. Um alceno é um hidrocarboneto que possui uma ligação dupla (apresenta uma ligação pi) entre carbonos. Devido a essa dupla ligação, os alcenos são relativamente mais reativos do que os alcanos (hidrocarbonetos que possuem apenas ligações simples entre os carbonos).

Agente Oxidante

Em reações de oxidações é necessário a presença de um agente oxidante, ou seja, uma espécie química que irá reduzir causando a oxidação da outra espécie. No caso da oxidação branda normalmente utilizamos como agente oxidante o permanganato de potássio, KMnO4, que apresenta uma coloração violeta bem característica. Ao ser reduzido o permanganato de potássio vai descolorindo, o que indica que a oxidação do alceno está ocorrendo.

Oxidações Brandas

Nas oxidações brandas, além da presença do agente oxidante, é necessário que o meio esteja neutro ou levemente ácido e que a reação seja feita a frio. Nessa reação, a ligação pi do alceno é rompida, mas a ligação sigma não. Nos carbono que possuíam a ligação pi, um grupamento hidroxila (-OH) é adicionado a cada um deles gerando um diálcool vicinal (vizinho).

 

 

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – Lei de Charles(Prof. J Alves)

  • Videoaula – Circulação dos Mamíferos (Parte 2)(Prof. Fogaça)