Início / Videoaulas / Aulas de Língua Portuguesa / Videoaula – Tempos Verbais (Parte 2)

Videoaula – Tempos Verbais (Parte 2)

Prof. Murilo

Compartilhe

Pretéritos do Modo Indicativo

Para o aluno que está acompanhando as vídeo-aulas de Tempos verbais, é importante lembrar que continuamos trabalhando no Modo Indicativo, aquele que indica certeza dos fatos narrados.

Nesta vídeo-aula aprendemos que, para poder trabalhar corretamente com os tempos do passado (Pretérito Perfeito / Pretérito Imperfeito / Pretérito Mais-que-Perfeito), é necessário que entendamos bem uma noção gramatical conhecida como ‘Aspecto’.

O ‘Aspecto’ é uma noção que informa se a ação que foi realizada no passado foi concluída ou não. Se eu comecei a fazer algo ontem e terminei de fazer ontem mesmo, essa coisa será “perfeita” (passado concluído = pretérito perfeito); caso essa ação passada não tenha sido concluída, ela será considerada imperfeita (passado não concluído = pretérito imperfeito).

A partir dessa noção de Aspecto, conseguimos também compreender com maior precisão o que é um pretérito mais-que-perfeito. Trata-se de um evento passado concluído (pretérito perfeito) articulado com outra informação passava (por isso, mais que perfeito).

Exemplos

Pedrinho chegou (ação concluída = pretérito perfeito ).
Pedrinho chegava (ação não concluída = pretérito imperfeito)
Quando Pedrinho chegou, Maria já saíra (ação passada concluída, chegou + ação passada saíra = pretérito mais-que-perfeito).

Bons estudos!

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – Energia Mecânica(Prof. Caco)

  • Aula em vídeo – Equação de Clapeyron(Prof. J Alves)