Início / Videoaulas / Aulas de Língua Portuguesa / Videoaula – Tempos Verbais (parte 1)

Videoaula – Tempos Verbais (parte 1)

Prof. Murilo

Compartilhe

Tempo Presente do Modo Indicativo

Antes de pensarmos qualquer coisa a respeito das articulações temporais do verbo, temos que considerar o ‘Modo’ no qual os tempos estão operando. O Modo Indicativo é aquele que expressa certeza dos fatos. Assim sendo, todo e qualquer tempo que se articule no Modo Indicativo estará tratando de fatos certos e reais.

No caso do tempo Presente, que é o foco da nossa vídeo-aula, temos uma ação que acontece simultaneamente ao momento da fala. Em termos mais claros, há uma situação ocorrendo e alguém “comenta” ou “fala” dessa ação no exato momento em que ela acontece.

Nessa vídeo-aula também aprendemos que, além desse modelo ” básico” de tempo Presente, temos algumas outras possibilidades de articulação temporal que costumam ser exploradas nos grandes vestibulares. Entre elas temos o ‘Presente frequentativo’, que ocorre quando temos um verbo no tempo presente associado a vocábulos temporais que denotam frequência (‘todo dia’ ou ‘sempre’, por exemplo). Temos também o ‘Presente durativo’, que se funda a partir de um verbo ‘ser’ que denota fatos que parecem ser eternos (muito comum em textos de lei ou provérbios como, “É proibido fumar” ou “Em terra de cego quem tem um olho É rei”).

Há ainda o presente narrativo, em que um verbo no tempo presente se articula com um vocábulo que aponta fato passado (alguma data antiga, por exemplo), e que tem como função aproximar o interlocutor dos fatos passados indicados, criando em alguns casos uma sensação de expectativa.

Por fim, temos o presente com valor de futuro, que ocorre quando temos a articulação entre um verbo no tempo presente e um vocábulo que denota tempo futuro (‘amanhã’ ou ‘depois’, por exemplo).

Bons estudos!

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Ligações Químicas(Prof. Mafe)

  • Geomorfologia (Relevo)(Prof. Rogério)