Início / Videoaulas / Aulas de Língua Portuguesa / Aula em vídeo – Tempo Verbal (Parte 3)

Aula em vídeo – Tempo Verbal (Parte 3)

Prof. Murilo

Compartilhe

Verbos no futuro do modo indicativo

Para entendermos as relações de sentido expressas pelos verbos no futuro do indicativo, temos que entender que eles tratam de ações posteriores ao momento de fala.

Em termos mais claros, fala-se de uma ação que ainda irá ocorrer; e esse evento pode se dar em duas relações de sentido distintas: o futuro do presente ou o futuro do pretérito.

O futuro do presente refere-se a um fato projetado para o futuro, a partir do momento presente, sem interferência de outros eventos, como em “Messi jogará muitas partidas pela seleção da Argentina”. Percebam que a frase denota um evento futuro (jogará), a partir de perspectivas que se tem agora (presente).

Já o futuro do pretérito denota um fato projetado para futuro que não se realizará, por influência de um evento passado (daí o nome “pretérito” que acompanha esse futuro). Por exemplo: “Messi jogaria na próxima semana, se não tivesse se contundido”. Reparem que havia a projeção de um fato futuro, que foi “impedida/atrapalhada” por um fato anterior (a contusão). Daí a forma “jogaria”.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – Primeira Geração Romântica(Prof. Sérgio)

  • Dicas Enem 2015 – Geografia Geral(Prof. Rogério Silveira)