Início / Videoaulas / Aulas de Geografia / Videoaula – Estudos de Geoestratégia

Videoaula – Estudos de Geoestratégia

Prof. Angélica

Compartilhe

A importância da geografia dos territórios

O olhar sobre um mapa pode ser direcionado para estudos importantes se o vestibulando lembrar-se de que ele representa uma realidade geográfica territorial única sobre o planeta.

Áreas vastas cortadas pelos principais paralelos da Terra são de grande importância pois podem abranger áreas caracterizadas por desertos ou calotas glaciais polares, mas também podem abranger ocorrências minerais importantes como gás natural, carvão mineral e/ou petróleo.

Geoestratégia: Elemento fundamental da Geopolítica

A importância do direcionamento deste olhar deve levar em conta um elemento importante da geopolítica: a geoestratégia – ou seja – a potencialidade ou vulnerabilidade dos lugares a partir de suas características físicas (estrutura geológica, relevo, hidrografia, clima, solo, vegetação, minérios entre outras características).

O norte do continente eurasiático, por exemplo, apresenta uma faixa costeira extremamente recortada e aparentemente inacessível quando lembramos que o círculo polar ártico o atravessa de ponta a ponta. Porém, a tecnologia e sua constante renovação tem viabilizado e aperfeiçoado técnicas de extração de minérios nessa extensa área. Se o potencial estratégico é altíssimo, ela torna-se ponto de disputa de outras nações que também possuem territórios nesta mesma latitude e em condições de acesso semelhantes às jazidas de petróleo verificadas na região do Ártico.

Outras áreas do planeta devem ser estudadas com atenção. Notadamente as áreas que tem por característica principal de sua faixa costeira as reentrâncias (golfos, enseadas, sacos, estuários), onde os sistemas continentais (vales de rios, vegetação, solos) interagem com os sistemas oceânicos (correntes marítimas, marés, ressurgências) e tornam essas áreas de altíssimo potencial estratégico quanto a piscosidade (frequência de cardumes de peixes), turismo, extração de petróleo entre outros usos econômicos.

O estudo dos territórios tendo em vista a caracterização dos acidentes geográficos (rios, relevo e outros), torna-os únicos na face da terra tornando-os inclusive alvo de guerras, como é o caso da Guerra Russo Japonesa no início do século XX na disputa pela Ilha Sacalina, parte do projeto imperialista japonês que volta novamente na disputa – já à época da Segunda Guerra Mundial nas disputas ilha a ilha, arquipélago a arquipélago como os Estados Unidos no chamado “Teatro de Operações do Pacífico”.

Os estudos geoestratégicos são um componente importante aos estudos das grandes questões geopolíticos atuais e de tempos históricos anteriores, pois possibilitam ao vestibulando uma visualização de maior alcance e diversidade dos conflitos e potencialidades sobre os territórios. Trata-se de uma forma interessante de combater o conteudismo, a famosa “decoreba”, dando às informações e dados uma caracterização ainda mais precisa e única no espaço e no tempo.

 

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Progressão Aritmética(Prof. Nando)

  • Videoaula – Lei de Boyle(Prof. J.Alves)