Início / Videoaulas / Aulas de Geografia / Previsão Fuvest 2016 – Geografia do Brasil

Previsão Fuvest 2016 – Geografia do Brasil

Prof. Ricardo Rocha

Compartilhe

A prova da Fuvest costuma ser abrangente, abordando uma grande variedade de temas da Geografia Física e Humana. Questões envolvendo a leitura e interpretação de mapas e gráficos, além de temas sobre atualidades fazem parte do rol de exercícios da prova.

Domínios Morfoclimáticos do Brasil

Sobre a Geografia do Brasil, o vestibulando deve ficar atento às características dos Domínios Morfoclimáticos do país. A forma como a sociedade se apropriou e transformou cada um desses Domínios e os impactos ambientais das ações antrópicas devem ser alvos dos seus estudos.

2015: Ano Internacional dos Solos

2015 foi escolhido pela ONU como “Ano internacional dos Solos”, logo esse é outro tema que os vestibulandos devem dar um olhar especial. Entender que o processo de formação dos solos está ligado ao processo de intemperismo e a presença de ar, água e nutrientes e microfauna, elementos esses que também favorecem a manutenção da fertilidade natural. O vestibulando deve saber os principais problemas pedológicos (lixiviação, erosão, salinização entre outros) e conhecer as práticas para exploração sustentável desse importante recurso natural.

Organização Agropecuária, Urbanização, Indústria e Fontes de Energia

No campo da geografia social e econômica do Brasil temas como a organização agropecuária, urbanização, indústria e fontes de energia são recorrentes.

Vestibulando, lembre-se que com a atual crise hídrica do país o nível dos reservatórios das hidrelétricas ficou baixo, o que forçou o aumento do uso de termoelétricas (movidas a carvão mineral e gás natural). Tais medidas contribuíram para o aumento do custo de geração de energia no país. Concomitante, a expansão do uso de energia eólica é uma realidade, embora ainda represente uma fração pequena do consumo energético do país.

A descentralização industrial favoreceu mudanças nos padrões de urbanização, como por exemplo, o expressivo crescimento das cidades médias fora do eixo Rio –SP. Além disso, sobre esse tema, fique atento ao fato de que é muito intenso o fluxo migratório diário entre metrópoles e cidades do interior num raio de 150 km., aproximadamente. No caso de São Paulo, a migração ocorre entre a metrópole paulista e as regiões da Baixada Santista, Campinas e Sorocaba (revise os conceitos de migração pendular, região metropolitana e conturbação.

A Petrobrás e a crise econômica e política do Brasil

Por fim, a crise econômica e política do Brasil e seus efeitos merecem atenção, inclusive coloque em seus estudos a Petrobras ( exploração de petróleo no Brasil, as condições de criação dessa empresa no governo de Getúlio Vargas, a criação e o fim do monopólio estatal).
Desejo a todos uma ótima Fuvest!

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Videoaula – Energia Mecânica(Prof. Caco)

  • Aula em vídeo – Geografia do Turismo(Prof. Rogério Silveira)