Início / Videoaulas / Aulas de Física / Videoaula – Teorema da Energia Cinética (TEC)

Videoaula – Teorema da Energia Cinética (TEC)

Prof. Caco

Compartilhe

Essa importante videoaula aborda um assunto muito cobrado em física nos principais exames vestibulares: Teorema da Energia Cinética.

Trabalho de Força Constante

Inicialmente, é necessário relembrar o conceito de trabalho de uma força constante, calculada pelo produto do módulo da força pelo deslocamento pelo cosseno do ângulo entre os vetores força e deslocamento.

Dependendo da posição desses vetores, o cosseno do ângulo entre eles pode assumir um valor positivo (ângulo agudo), negativo (ângulo obtuso) ou nulo (ângulo reto), o que vai determinar se o trabalho realizado é positivo, negativo ou nulo, respectivamente.

Considerando a força resultante (soma de todas as forças aplicadas no corpo) como sendo a força constante na definição de trabalho, chegaremos que o trabalho resultante é o produto do módulo da força resultante pelo deslocamento pelo cosseno do ângulo entre a força resultante e o deslocamento.

A partir daí, substituindo-se a força resultante por massa vezes aceleração (Princípio Fundamental da Dinâmica) e utilizando a equação de Torricelli vamos chegar à conclusão de que o trabalho resultante é igual a variação da energia cinética sofrida pelo corpo.

Exercício Resolvido de Teorema da Energia Cinética

É importante o aluno perceber o alcance da aplicação do Teorema da Energia Cinética, principalmente em questões envolvendo força, deslocamento e velocidade, por isso na videoaula você também confere um exercício resolvido para praticar.

Para mais videoaulas de Física aqui no Hexag Medicina, acesse nossa seção de videoaulas e fique bem preparado para o vestibular.

Novas Videoaulas Todos os Dias

Gostou dessa videoaula? Então, clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso canal para acompanhar as novidades!

  • Aula em vídeo – Massas de Ar que Atuam no Brasil(Prof. Ricardo Rocha)

  • Previsão Fuvest 2016 – Geografia Geral(Prof. Rogério Silveira)