Início / O Hexag Medicina / Conheça o Hexag Medicina / Material Didático

Material Didático

Hexag Sistema de Ensino

O Hexag Medicina é referência em preparação pré-vestibular de candidatos à carreira de Medicina. Desde sua fundação, já são mais de 3.000 (três mil) aprovações nos principais vestibulares de Medicina no Estado de São Paulo e em todo Brasil.

Ao elaborar o seu Sistema de Ensino, o Hexag levou em conta o principal diferencial em relação aos concorrentes: a exclusiva metodologia em período integral com Estudo Orientado (EO).

Assim, produzindo um material didático completo e atualizado todos os anos, com as questões mais recentes dos principais vestibulares, e uma equipe de professores de alto nível, o Hexag impõe-se como curso pré-vestibular mais moderno, forte e com maior índice de aprovação em relação ao número total de alunos – superando 70%.

Material didático completo, moderno e atualizado – 102 livros

O material didático é composto por 6 apostilas de aula e 102 livros, os quais são distribuídos da seguinte forma:

– 18 livros Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química);

– 12 livros Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia);

– 06 livros Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (“Entre Textos” – Estudo da Gramática, Literatura e Interpretação de Textos);

– 06 livros Matemática e suas Tecnologias;

– 03 livros “Entre Pensamentos” (Filosofia);

– 03 livros “Entre Sociedades” (Sociologia);

– 03 livros “Entre Aspas” (Obras Literárias Fuvest e Unicamp) – somente para unidades em São Paulo;

– 01 livro “Entre Aspas” (Obras Literárias UERJ) – somente para unidade no Rio de Janeiro;

– 01 livro “Entre Aspas” (Obras Literárias UFU) – somente para unidades em São Paulo;

– 01 livro “Entre Aspas” (Obras Literárias UEL e UFPR);

– 03 livros “Entre Frases” (Estudo da Escrita – Redação);

– 03 livros “Between English and Portuguese” (Língua Inglesa para os vestibulares e Enem);

– 03 livros “Entre Espanõl y Portugués” (Língua Espanhola para a UERJ) – somente para unidade no Rio de Janeiro;

– 01 livro Regional Sul (História e Geografia para os vestibulares do Sul);

– 12 livros UTI – Unidade Técnica de Imersão (revisão bimestral ao término de cada ciclo de dois livros).

REVISÃO PROGRAMADA ANUAL (RPA)

– 04 livros RPA BREVIÁRIO (sinopse de todas as matérias);

– 04 livros RPA ENEM;

– 01 livro de exercícios RPA UNESP – somente para unidades em São Paulo;

– 01 livro de exercícios RPA UNICAMP – somente para unidades em São Paulo;

– 01 livro de exercícios RPA FUVEST – somente para unidades em São Paulo;

– 01 livro de exercícios RPA UNIFESP, FAMEMA e FAMERP – somente para unidades em São Paulo;

– 01 livro de exercícios RPA FUVEST, UNESP e UNICAMP 2ª FASE – somente para unidades em São Paulo;

– 02 livros de exercícios RPA PUCCAMP (1ª e 2ª fases) – somente para unidade em Campinas;

– 02 livros de exercícios RPA UNITAU (1ª e 2ª fases) – somente para unidade em São José dos Campos;

– 02 livros de exercícios RPA UFU (1ª e 2ª fases) – somente para unidades em São Paulo;

– 01 livro de exercícios RPA FACULDADE DE MEDICINA ABC;

– 01 livro de exercícios RPA ALBERT EINSTEIN;

– 02 livros RPA UERJ QUALIFICAÇÃO – somente para unidade no Rio de Janeiro;

– 01 livro RPA UERJ DISCURSIVO – somente para unidade no Rio de Janeiro;

– 01 livro de exercícios RPA UEL;

– 01 livro de exercícios RPA UFPR.

Estrutura dos Livros: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens, Códigos e suas tecnologias

O conteúdo dos livros é organizado por aulas duplas. Cada assunto contém uma rica teoria, que contempla de forma objetiva as reais necessidades dos alunos. O material Hexag é um grande diferencial no desempenho do vestibulando nos principais exames do país, dispensando qualquer tipo de material alternativo complementar.

INFOGRÁFICO

Esta seção, de forma simples, resumida e dinâmica, foi desenvolvida para indicação dos assuntos mais abordados nos principais vestibulares, voltados para o curso de medicina em todo território nacional.

TEORIA

Todo o desenvolvimento dos conteúdos teóricos, de cada coleção, tem como principal objetivo apoiar o estudante na resolução de questões propostas. Os textos dos livros são de fácil compreensão, completos e organizados. Além disso, contam com imagens ilustrativas que complementam as explicações dadas em sala de aula. Quadros, mapas e organogramas, em cores nítidas, também são usados, e compõem um conjunto abrangente de informações para o estudante, que vai dedicar-se à rotina intensa de estudos.

TEORIA NA PRÁTICA (EXEMPLOS)

Desenvolvida pensando nas disciplinas que fazem parte das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Nesses compilados nos deparamos com modelos de exercícios resolvidos e comentados, aquilo que parece abstrato e de difícil compreensão torna-se mais acessível e de bom entendimento aos olhos do estudante.
Através dessas resoluções é possível rever a qualquer momento as explicações dadas em sala de aula.

INTERATIVIDADE

Trata-se do complemento às aulas abordadas. É desenvolvida uma seção que oferece uma cuidadosa seleção de conteúdos para complementar o repertório do estudante. É dividido em boxes para facilitar a compreensão, com indicação de vídeos, sites, filmes, músicas e livros para o aprendizado do aluno. Tudo isso é encontrado em subcategorias que facilitam o aprofundamento nos temas estudados. Há obras de arte, poemas, imagens, artigos e até sugestões de aplicativos que facilitam os estudos, sendo conteúdos essenciais para ampliar as habilidades de análise e reflexão crítica. Tudo é selecionado com finos critérios para apurar ainda mais o conhecimento do nosso estudante.

INTERDISCIPLINARIDADE

Atento às constantes mudanças dos grandes vestibulares, é elaborada, a cada aula, a seção interdisciplinaridade. As questões dos vestibulares de hoje não exigem mais dos candidatos apenas o puro conhecimento dos conteúdos de cada área, de cada matéria.
Atualmente há muitas perguntas interdisciplinares que abrangem conteúdos de diferentes áreas em uma mesma questão, como biologia e química, história e geografia, biologia e matemática, entre outros. Neste espaço, o estudante inicia o contato com essa realidade por meio de explicações que relacionam a aula do dia com aulas de outras disciplinas e conteúdos de outros livros, sempre utilizando temas da atualidade. Assim, o estudante consegue entender que cada disciplina não existe de forma isolada, mas sim, fazendo parte de uma grande engrenagem no mundo em que ele vive.

APLICAÇÃO NO COTIDIANO

Um dos grandes problemas do conhecimento acadêmico é o seu distanciamento da realidade cotidiana no desenvolver do dia a dia, dificultando o contato daqueles que tentam apreender determinados conceitos e aprofundamento dos assuntos, para além da superficial memorização ou “decorebas” de fórmulas ou regras. Para evitar bloqueios de aprendizagem com os conteúdos, foi desenvolvida a seção chamada Aplicação no Cotidiano: como o próprio nome já aponta, há uma preocupação em levar aos nossos estudantes a clareza das relações entre aquilo que eles aprendem e aquilo que eles têm contato em seu dia a dia.

CONSTRUÇÃO DE HABILIDADES

Elaborada pensando no Enem, e sabendo que a prova tem o objetivo de avaliar o desempenho ao fim da escolaridade básica, o estudante deve conhecer as diversas habilidades e competências abordadas nas provas. Os livros da “Coleção vestibulares de Medicina” contêm, a cada aula, algumas dessas habilidades. No compilado “Construção de Habilidades”, há o modelo de exercício que não é apenas resolvido, mas sim feito uma analise expositiva, descrevendo passo a passo e analisado à luz das habilidades estudadas no dia. Esse recurso constrói para o estudante um roteiro para ajudá-lo a apurá-las na sua prática, identificá-las na prova e resolver cada questão com tranquilidade.

ESTRUTURA CONCEITUAL

Cada pessoa tem sua própria forma de aprendizado. Geramos aos estudantes o máximo de recursos para orientá-los em suas trajetórias. Um deles é a estrutura conceitual, para aqueles que aprendem visualmente a entender os conteúdos e processos por meio de esquemas cognitivos, mapas mentais e fluxogramas. Além disso, esse compilado é um resumo de todo o conteúdo da aula. Por meio dele, pode-se fazer uma rápida consulta aos principais conteúdos ensinados no dia, o que facilita sua organização de estudos e até a resolução dos exercícios.

Estudo Orientado (EO)

Os capítulos são finalizados em cinco categorias de exercícios a serem trabalhados nas sessões de Estudo Orientado (EO):

EO APRENDIZAGEM: exercícios introdutórios de múltipla escolha para iniciar o processo de fixação da matéria dada em aula;

EO FIXAÇÃO: exercícios de múltipla escolha que apresentam um grau de dificuldade médio, buscando a consolidação do aprendizado;

EO COMPLEMENTAR: exercícios de múltipla escolha com alto grau de dificuldade;

EO DISSERTATIVO: exercícios dissertativos seguindo a forma da segunda fase dos principais vestibulares do Brasil;

EO ENEM: exercícios que abordam a aplicação de conhecimentos em situações do cotidiano, preparando o aluno para esse tipo de exame;

EO UNESP, UNICAMP, FUVEST e UNIFESP – QUESTÕES OBJETIVAS: exercícios de múltipla escolha, das faculdades públicas de São Paulo;

EO UNESP, UNICAMP, FUVEST e UNIFESP – QUESTÕES DISSERTATIVAS: exercícios dissertativos da segunda fase das faculdades públicas de São Paulo;

EO UERJ – EXAME DE QUALIFICAÇÃO: exercícios de múltipla escolha, buscando a consolidação do aprendizado para o vestibular da UERJ;

EO UERJ – EXAME DISCURSIVO: exercícios dissertativos nos moldes da segunda fase da UERJ.

 

UTI: Unidade Técnica de Imersão

Além disso, no Hexag a revisão do conteúdo não acontece somente no final do ano. Para cada apostila trabalhada, o aluno conta com uma semana de revisão acumulativa. É a UTI – Unidade Técnica de Imersão. Dessa forma, a matéria está sempre em dia e revisada.

O Hexag Sistema de Ensino foi elaborado com muito empenho e dedicação, e oferece ao aluno um material didático completo, moderno e atualizado. No Hexag, o aluno pode ter certeza de que nosso Sistema de Ensino será um grande aliado para seu sucesso nos vestibulares mais concorridos de medicina.

IML: INDULTO MONITORADO NO LAR

Lista de exercícios a serem resolvidos em casa, durante os feriados prolongados e férias de meio de ano.