Início / Blog / Vestibular Medicina / USP deve adotar Enem para preencher 15% das vagas

USP deve adotar Enem para preencher 15% das vagas

Responsive Image

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve ser aceita pela USP, ainda este ano, como único instrumento de avaliação para ingresso de novos alunos.

Mas vamos com calma… É apenas um percentual das vagas (15%) que deve ser preenchido exclusivamente via Enem. Para a maior parte das 11.057 vagas da USP continua valendo o tradicional, respeitado e temido vestibular Fuvest.

Vejam o que diz o pró-reitor da universidade Antonio Carlos Hernandes, segundo a Universia Brasil: “Estamos trabalhando para, ainda este ano, destinar 15% de todas as vagas da USP aos candidatos do Enem”.

E ele continua afirmando: “Fizemos uma pesquisa com todas as unidades de ensino da USP, e grande maioria respondeu positivamente. Essa será uma forma da USP bater a meta de ter 50% de seus alunos oriundos da rede pública. É uma mudança bastante grande. Vamos contribuir para o exame”.

Pra quem ainda não sabe, o Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame passou também a selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais, via Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Trata-se de uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O exame, realizado em dois dias, é composto de 180 questões mais uma redação.

O exame também é utilizado como critério de acesso a programas governamentais como ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Fonte: Universia Brasil

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

professor caco hexag

Caco Basileus

Caco Basileus é coach e professor de Física no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image