Início / Blog / Vestibular Medicina / Até 2018, UNIFESP deverá aumentar o número de vagas do curso de MEDICINA

Até 2018, UNIFESP deverá aumentar o número de vagas do curso de MEDICINA

Responsive Image

Atualmente, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) oferece 120 vagas a novos alunos em seu curso de MEDICINA. Este número deverá aumentar em, aproximadamente, 17% até 2018, ou seja, serão oferecidas vinte novas vagas aos postulantes ao curso oferecido pela Escola Paulista de Medicina (EPM). A ideia é que sejam criadas dez vagas em 2017 e outras dez em 2018.

Há em andamento, também, uma proposta de criação de outro curso de Medicina da escola em São José dos Campos. Uma comissão formada pela EPM, em dezembro, vem estruturando essa proposta desde então.

Em entrevista ao jornal “O Estado de São Paulo”, o diretor da EPM, Antônio Carlos Lopes disse que essa expansão, em relação ao aumento do número de vagas, dependerá de reformas estruturais pois os alunos precisam de mais espaços para aprenderem na prática, no atendimento direto aos pacientes. Segundo ele, “O curso de Medicina deve ser fundamentalmente no hospital.”.

Ao mesmo jornal, a reitora Soraya Smaili confirma a necessidade desses ajustes, A aposta, segundo a reitora, é o segundo prédio do hospital São Paulo, na Vila Clementino, zona sul, com inauguração prevista ainda para 2015. As obras estão aceleradas, faltando apenas detalhes para terminar o interior da unidade.

Há também uma negociação entre a UNIFESP e a Prefeitura para que um hospital da rede municipal de saúde receba os estudantes da EPM.

Vale lembrar que, antes desse aumento no número de vagas na EPM proposto até 2018, entre 2004 e 2014 já houve um aumento de 825% no total de alunos de graduação na UNIFESP. Alguns professores, alunos e funcionários criticaram essa expansão rápida pois não houve uma melhoria na infraestrutura para acompanhar esse crescimento, por isso todos os cuidados estão sendo tomados para que o tradicional curso de Medicina da EPM mantenha a sua excelência depois dessa expansão.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

Professor Nando Hexag

Nando Nizoli

Nando Nizoli é coach e professor de Matemática no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image