Início / Blog / Vestibular Medicina / Previsão FUVEST 2015 – Geografia

Previsão FUVEST 2015 – Geografia

Responsive Image

Geografia Física, tripé clima, relevo e vegetação. Interdependência grande. Um influencia o outro. Vale a pena revisar, principalmente na parte de clima, os climogramas brasileiros. Lembrar-se daquele gráfico que mostra no mesmo gráfico as barras que indicam as quantidades de chuvas, a pluviosidade e a linha que indica a temperatura. Cada gráfico utilizado para identificar um clima brasileiro: o gráfico do clima equatorial, o clima semiárido, o clima subtropical.

URBANIZAÇÃO

Urbanização é um tema irmão de população, um acaba influenciando o outro também. Processo de urbanização brasileiro e processo de urbanização mundial. Vamos lembrar que o Brasil, assim como todos os países emergentes, sofre um processo de urbanização considerado tardio, pós Segunda Guerra Mundial e por isso mesmo um processo acelerado. É bom lembrar-se de todos os problemas urbanos que nós sofremos hoje em decorrência dessa urbanização acelerada, processo típico de países emergentes, países em desenvolvimento.

POPULAÇÃO

Aspectos demográficos, taxas de mortalidade e natalidade, taxa de fecundidade só aparece, por exemplo, em subtemas de migrações, chamadas internacionais e intrarregionais aqui no Brasil. Os processos que levam as populações a se deslocarem do Sul do país para o Centro-Oeste; do Nordeste para o Sudeste e povos de outros países também que emigram para outras regiões, e o Brasil entrando como o receptor de novos imigrantes. Correntes migratórias vindas do Haiti, da África para o Brasil, e mais recentemente, em função da crise econômica na Europa e nos EUA, também a emigração de pessoas desses países para o Brasil.

AGRICULTURA

Um tema clássico da FUVEST, todo ano aparece. Os temas estão relacionados aos aspectos básicos das atividades agrícolas e pecuárias no campo, principalmente no Brasil. Fique atento à Questão Fundiária e os conflitos no campo em função dessa estrutura.

AGRONEGÓCIO

O avanço do agronegócio, soja, algodão, milho, toda parte da produção brasileira, como nós produzimos tanto para consumo interno, quanto externo.

INDÚSTRIA

Lembrar-se da dependência tecnológica que nós temos em investimentos estrangeiros. Somos um país industrializado, porém não temos uma indústria 100% nacional. Essa parte aparece bastante e lembre-se da balança comercial. O Brasil tem uma produção industrial, porém temos uma dependência tecnológica. Exportamos alguns itens. O balanço comercial é o saldo do que entra e do que sai do país. Então temos as exportações e importações.

GEOPOLÍTICA

Envolve a chamada geografia regional mundial. Lembrar-se de aspectos característicos de outros continentes. África é sempre um continente muito presente nas questões da FUVEST, a regionalização africana, com a África Setentrional, África Islâmica, África Subsaariana, os conflitos na África. Este ano, vale a pena também ficar atento à Europa, que está se recuperando de uma crise que se arrasta desde 2010. Ano passado tivemos a entrada de um novo país-membro da União Européia, a Croácia, que entrou em 2013. A União Européia, em todo o seu processo de recuperação do status de bloco econômico que já teve, foi muito maior em outros tempos.
Europa é sempre um tema muito presente. E, especialmente em tema de conflitos, desde o início do ano até o finalzinho se desenrolou a chamada questão ucraniana, a declaração da independência da Criméia, com a Rússia anexando algumas regiões da Ucrânia e declarando independência por meio de plebiscito.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

Rogério Silveira

Rogério Silveira é professor de Geografia no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image