Início / Blog / Vestibular Medicina / Enem 2015 acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro

Enem 2015 acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro

Responsive Image

Nesta quinta-feira (14), o Ministério da Educação anunciou oficialmente que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2015 acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro.

E fiquem bem atentos porque as inscrições já começam este mês, a partir das 10h do dia 25 de maio e podem ser realizadas até às 23h59 de 5 de junho.

Segundo informações oficiais, a publicação do edital com todas as regras acontecerá na próxima segunda-feira (18).

Até aí tudo bem, sem novidades. A grande surpresa, porém, está na taxa de inscrição. Ela simplesmente sofreu um aumento de 80%. Pois é, gente, preparem o bolso porque a taxa passou de R$ 35,00 na edição 2014 para R$ 63,00 este ano. É sempre bom lembrar que estudantes da rede pública que cursam o último ano do ensino médio estão automaticamente isentos da tarifa. Também podem obter isenção da taxa os candidatos que comprovarem carência de recursos, segundo as regras do edital a ser publicado na próxima segunda.

E tem mais, o cartão de inscrição não será mais enviado pelos Correios, como era até o ano passado. Em 2015, ele poderá ser baixado ou consultado pelo candidato diretamente no site do Enem e servirá apenas para orientação, não sendo necessária sua apresentação no dia do exame.

Mas as novidades não param por aí…

Os exames deste ano serão aplicados meia hora mais tarde. Nos dias de prova, os portões nos locais serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília), e as provas iniciarão meia hora depois, às 13h30.

O primeiro dia de prova será referente às ciências humanas e da natureza, e o prazo para resolver os testes é de 4h30. Já no segundo dia, a prova será de linguagens, matemática e redação, e o tempo máximo será de 5h30.

Com o Enem, os candidatos podem concorrer a vagas nas universidades federais via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos) e a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil). A nota também pode ser utilizada, total ou parcialmente, em processos seletivos de diversas universidades particulares e públicas que não integram o Sisu, além de permitir ao aluno a participação do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

professor caco hexag

Caco Basileus

Caco Basileus é coach e professor de Física no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image