Início / Blog / Redação / Dicas para uma boa redação

Dicas para uma boa redação

Responsive Image

Comece a leitura da proposta de redação a partir da tarefa (aquela pergunta que aparece em negrito, ou em letras maiores, no começo ou no final da prova). É essa frase que determina qual o tema da redação. Isso garante que você não desvie dele. A leitura dos textos motivadores deve ser direcionada para responder essa pergunta principal.

Faça um projeto de texto. Determine qual vai ser sua opinião e escreva-a em uma frase. Depois, decida um exemplo que vai explicar e comprovar essa ideia. Escreva-o, também, em uma frase. Siga o mesmo modelo para organizar todos os seus argumentos. Verifique se eles não se contradizem. Depois, desenvolva cada um desses tópicos em parágrafos completos.

Cuidado para não circular sempre em torno da mesma tese. Isso significa que é preciso responder aquela pergunta principal em diversos aspectos. Perceba que ela é complexa e que os textos da coletânea problematizam várias questões sobre o mesmo tema. Às vezes, são aspectos conflitantes, às vezes, complementares, outras vezes, um é causa do outro… Leia com calma e perceba essas relações para adequá-las ao seu projeto de texto.

Lembre-se que escrever se aprende escrevendo. Não tem outra forma de fazer uma boa redação. Pratique bastante. Escreva, pelo menos, uma vez por semana. Aproveite os comentários dos seus corretores para entender seus erros. Reescrever também é muito útil. É um momento de reflexão sobre os seus principais problemas e não deve ser uma simples revisão gramatical. Um novo texto, mais maduro, deve ser seu objetivo na reescrita. Não se preocupe com o tempo nessa hora. Analise e dê o seu melhor. Na próxima vez que escrever um novo tema, tente evitar esses erros que você já conhece, e monitore o tempo para terminar o projeto e o rascunho em 1h.

Além de usar os dados e algumas ideias da coletânea, é importante também demonstrar o seu conhecimento sobre os temas. Isso vem de todo o conhecimento que você acumulou na vida. Mas, se você acha que ainda é pouco, ou que não tem boas ideias para os seus argumentos, pratique! Um caminho é sistematizar alguns assuntos. Alguns sites trazem reportagens bem completas, que você pode resumir e fichar: separe por áreas de conhecimento (história, geografia, filosofia, sociologia, literatura, atualidades…) e por assunto: trabalho, justiça, feminismo, violência, segurança, consumo, meio ambiente… Por fim, resuma os principais aspectos da reportagem. É importante escrevê-los com bastante clareza, para que você possa usá-los em consultas futuras. Seguem alguns sites para ajudar nesse processo:

www.diplomatique.org.br
www.apublica.org.br
www.xadrezverbal.com.br
www.operamundi.com.br
www.thinkolga.com
www.revistacapitolina.com.br

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

hexag medicina logo

Equipe Hexag Medicina

Cursinho especializado em vestibulares para Medicina.

Comentários

Responsive Image