Início / Blog / Química / Sou eu bola de fogo – A Termite é de matar!

Sou eu bola de fogo – A Termite é de matar!

Responsive Image

Calma! Não se empolgue.

Não é mais uma das “musiquinhas” em ritmo de funk para você memorizar algum conceito de química. Ah, Igor, eu adoro “musiquinhas”! Pois é… eu NÃO! Rsrsrs

Voltamos hoje a falar um pouco da tal química do Breaking Bad. A química que você vê na escola, mas é muito melhor na telinha.

Nos primeiros posts eu te contei um pouco sobre como “cozinhar” metanfetamina. Se você não se lembra, eu te conto novamente:

A preparação da metanfetamina pode ser feita através de medicamentos encontrados em farmácias, como por exemplo, xaropes para tosse e resfriado.

O grande problema ou inconveniente deste tipo de procedimento é que não há possibilidades de se fazer em grande escala.

A genial ideia de Walt é modificar um pouco a receita e utilizar metilamina para a produção da droga em grandes quantidades.

formula-metilamina

Mas para isso os nossos amigos tiveram de roubar um tambor deste composto orgânico de um armazém. A cena é realmente engraçada, tanto por terem prendido um segurança do local num banheiro químico e por terem rolado o tambor fazendo um enorme barulho, quanto por terem arrombado uma porta com uma reação química. Cômico!

Bom, deixando a graça de lado para ficar ainda mais legal, vamos falar desta reação química capaz de arrombar portas de ferro: A Reação Termite!

A reação termite é uma clássica reação de oxirredução (reação que ocorre por transferência de elétrons) onde se utiliza óxido de ferro (Fe2O3) e Alumínio metálico (Al), ambos reagentes na forma de pó finamente dividido.

formula-reacao-termite

Esta reação não é, ao contrário daquilo que muitos pensam, uma reação explosiva. A termite libera grande quantidade de energia na forma de calor em um ponto localizado.

Só para se ter uma ideia, a reação termite feita com alumínio em pó, pode alcançar temperaturas próximas a 2500°C!

É por isso que ela é muito utilizada para conectar duas barras metálicas, como no caso da solda de trilhos de trem ou metrô.

É por isso que nossos heróis da química, Walt e Jesse, conseguiram derreter (literalmente falando) uma fechadura feita de ferro.

yeah-science

 

É isso aí galera, até uma próxima. Grande abraço!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

Professor Igor Hexag Medicina

Igor Saburo

Igor Saburo é professor de Química no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image