Início / Blog / Química / Seriam os átomos as letras do alfabeto químico?

Seriam os átomos as letras do alfabeto químico?

Responsive Image

Olá, pessoal!

Se pensarmos na língua portuguesa, é impressionante que haja apenas 23 letras em nosso alfabeto e, mesmo assim, consigamos escrever sobre milhões de coisas diferentes, criando a diversidade gigantesca de palavras, frases e textos. Na química esta percepção também acontece.

Pensem comigo…

Um dos fatores mais encantadores da química é a incrível ideia de que as mesmas peças (os átomos) estruturam diferentes moléculas e substâncias, somente pela sutil característica de estarem associados (ligações químicas) de formas distintas.

Por exemplo, o ácido fórmico tem fórmula molecular CH2O2, e atua como substância injetada na picada de abelhas e formigas. O potássio (K) é um sólido condutor de eletricidade e muito reativo com o oxigênio, quando forma o cátion K+. A água, da mais que popular fórmula H2O, é substância vital.

Sem citar o diamante (carbono), o gás H2 e o gás O2, vemos que quatro elementos distintos (C, H, O e K) estruturam substâncias muito diferentes. Poderíamos, então, metaforizar: os átomos são as letras, as moléculas são as palavras e as substâncias, os textos.

Até a próxima, gente!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

professor-bode-hexag-medicina

Bode

Bode é professor de Química no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image