Início / Blog / Química / IH! DROGA DE GEL

IH! DROGA DE GEL

Responsive Image

Bom, vamos dar um tempo em nossa saga pela química do Breaking Bad e vamos olhar um pouquinho para as notícias que nos cercam.

Conhecida pelas belas curvas e um corpo muito bem desenhado, a modelo Andressa Urach foi – e ainda é notícia – nos principais jornais e revistas do Brasil, principalmente os de fofocas!

Andressa de Faveri Urach, 27 anos, começou a ganhar fama após ser “Latinete”, ou seja, dançarina do cantor Latino e após aparecer no reality show “A Fazenda” da rede Record de televisão. Estão aí duas coisas que eu não sabia!
Infelizmente, a maior quantidade de manchetes que a modelo ganhou não foi pela sua beleza ou por suas curvas e sim pelos problemas consequentes da busca pelo corpo perfeito.

A modelo fez uso do chamado HidrogelAqualift®. Você sabe o que é o tal “Hidrogel”?

Vamos lá!

Hidrogel em grande verdade é um termo genérico para qualquer gel aquoso. Um gel pode ser entendido como sendo uma mistura em que a fase dispersante é sólida e o disperso é líquido.

Na área da saúde, esses géis aquosos possuem várias aplicações, entre elas estão a nas lentes de contatos, nos curativos e também nos produtos de preenchimento cutâneo.

Segundo as informações contidas no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o produto conhecido e comercializado como HidrogelAqualift é registrado no país para determinadas indicações, como por exemplo:

a. Eliminação de alterações faciais específicas da idade.
b. Eliminação da assimetria de tecidos moles faciais.
c. Aumento dos volumes de tecidos moles.
d. Correção do contorno de várias partes do corpo.

Sua composição é basicamente 98% de água e 2% de poliamida.

Fórmula do Hidrogel

Note que o grupo amina e, consequentemente, a poliamida é capaz de absorver grandes quantidades de água devido à formação de pontes ou ligações de hidrogênio.

O interessante é que, segundo médicos especialistas, este composto é absorvido pelo organismo em cerca de 1,5 a 2 anos. Se for utilizado para aumento do volume das coxas, por exemplo, o paciente terá de reaplicá-lo ao final deste período.

Infelizmente, nós sabemos que estes tipos de intervenções no corpo com finalidade estética, se não forem bem feitas e bem recomendadas, acabam gerando um problema enorme, podendo chegar até a morte.

É bom ficarmos atentos a estes momentos, tanto como pacientes quanto como médicos!

Um abraço e até a próxima!

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

Professor Igor Hexag Medicina

Igor Saburo

Igor Saburo é professor de Química no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image