Início / Blog / Minuto Coaching / Como diminuir a ansiedade para o vestibular

Como diminuir a ansiedade para o vestibular

Responsive Image

A ansiedade é um mal que assola a maioria dos vestibulandos, principalmente quando os exames vestibulares estão se aproximando.

A ansiedade nada mais é do que você abandonar o presente e, por meio da sua imaginação, ir para o futuro. Mas o futuro não existe, pelo menos ainda não. Porém, por meio da sua fantasia, você já está lá nas principais provas: Enem, Fuvest e demais vestibulares. E, quase sempre, esses pensamentos sobre o que poderá acontecer, não são pensamentos muito positivos. Geralmente, as pessoas fantasiam situações de muita dificuldade, em que as coisas não dão muito certo.

É importante você perceber que toda essa “viagem” é apenas uma fantasia, produto da sua imaginação. Na verdade, o que temos de concreto é o presente, é o dia de hoje. E o que você pode fazer no dia de hoje? Você pode estudar, você pode se preparar.

Percebemos então, que tudo é uma questão de educação mental, ou seja, devemos abandonar esse vício de “viajar” para o futuro e ficar tentando controlar situações em nossa imaginação. Você deve trabalhar com o concreto, ou seja, focar no presente, no dia de hoje.

O que voçê pode fazer hoje? Hoje você pode estudar, se preparar. Portanto, não gaste seu tempo e sua energia na tentativa de controlar o que vai acontecer daqui a alguns meses. Gaste esse tempo e essa energia no que você pode, no que você deve fazer no dia de hoje.

Assista: