Início / Blog / Inglês / Estudar ou não estudar inglês: eis a questão!

Estudar ou não estudar inglês: eis a questão!

Responsive Image

“Por que estudar inglês, professora? Eu me garanto na prova.” Essa tem sido uma das frases mais ouvidas por mim nos últimos anos. Por favor, meus queridos, prestem atenção.

O mundo está globalizado. Atualmente, podemos nos candidatar a vagas de emprego em outros países; fazer amigos e até namorar com pessoas de qualquer lugar do globo. Está muito mais fácil fazer uma especialização no exterior, ou um estágio. Tudo com apenas um ‘click’ de seu ‘mouse’.

O que as pessoas precisam compreender é que estudar não tem como consequência passar em uma prova. Estudar resulta em aprender, conhecer. Esse deve ser o verdadeiro motivo do comparecimento à aula ou da leitura de um livro. A prova não é o mais importante! Ou, não deveria ser.

Quem estuda em cursinho, assim o faz, para ingressar nas melhores universidades do país. As provas do vestibular cobram língua inglesa porque os universitários precisarão usá-la durante o curso. Outro fato importante: ninguém cursa uma ótima universidade para trabalhar em um local sem perspectiva de futuro, tampouco para ser mal remunerado. As grandes empresas fazem negócios com outros países, portanto precisam de profissionais que se comuniquem com estrangeiros, ou seja, precisam de funcionários que falem, escrevam, entendam e leiam em inglês.

Não são esses excelentes motivos para estudar inglês? Essa língua está em seu dia a dia: jogos, músicas, filmes, camisetas, placas, paquera… Como não querer estudá-la? “Are you crazy, man?”

Contudo, creio que quem está lendo esse texto, em um primeiro momento, esteja mais preocupado com o vestibular. Assim sendo, é importante ressaltar que após a motivação inicial para começar seus estudos em língua inglesa, há um problema que causa muito desânimo, podendo chegar à desistência: como um aluno de nível básico no idioma conseguirá ler textos avançados para o vestibular em menos de um ano? A solução para essa e outras questões apresentarei durante as aulas. Venha estudar conosco e descobrir como.

Um enorme beijo a todos.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

professor-lucia-martins-ingles-hexag-vestibulares

Lucia

Lucia é professora de Inglês no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image