Início / Blog / História / Uma lista de filmes para estudar História

Uma lista de filmes para estudar História

Responsive Image

Que tal estudar o conteúdo de História Geral e do Brasil jogado no sofá, comendo uma pipoquinha? Sim, é possível! Depois de tantas apostilas e livros, vale a pena parar para descansar e se divertir um pouco. E nada melhor do que um bom filme. Confira essa lista de filmes que vão lhe ajudar a revisar História para os vestibulares.

HISTÓRIA DO BRASIL

O Caçador de Esmeraldas – Saga de Fernão Dias Paes Leme, célebre bandeirante, durante o Brasil Colonial.

A Batalha dos Guararapes – Episódio da conquista holandesa do Nordeste Brasileiro.

Quilombo – A epopéia de um dos mais importantes redutos de escravos no Brasil seiscentista.

Chica da Silva – A vida da famosa escrava que vira rainha dos diamantes no Brasil Colonial.

Carlota Joaquina – Debochada trajetória da rainha de Portugal e do Brasil, a esposa do rei D. João VI.

Independência ou Morte – O episódio da Independência brasileira, num retrato baseado na historiografia oficial.

Mauá – A vida do Barão de Mauá, pioneiro da industrialização brasileira, durante o Segundo Império.

Canudos – Bela obra nacional sobre a saga de Antonio Conselheiro e seus seguidores, no sertão baiano, durante o advento da República Brasileira.
Memórias do Cárcere – Graciliano Ramos descreve sua permanência na prisão, durante o Estado Novo Getulista.

O País dos Tenentes – Memórias de militar remontam ao Brasil dos anos vinte.

Aleluia Gretchen – A vida de imigrantes alemães, no sul do Brasil, durante os anos quarenta, quando o nazismo ainda era uma realidade.

Pra frente Brasil – O Brasil, nos anos de Chumbo, é retratado num drama familiar que envolve o seqüestro de um inocente pelas forças de repressão.

O que é isso, companheiro? – Adaptação da obra de Fernando Gabeira, sobre a luta armada no Brasil, durante a ditadura militar.

Lamarca – Saga do Capitão Carlos Lamarca, em luta contra os órgãos de repressão do regime militar brasileiro.

Mauá – O Imperador e o Rei – Conta a trajetória do Visconde de Mauá, um dos principais homens de negócios do 2º Reinado.

Olga – Vida da revolucionária Olga Benario, esposa de Luís Carlos Prestes, entregue por Getúlio Vargas aos nazistas para morrer numa câmara de gás.

O ano em que meus pais saíram de férias – Estamos no ano do tricampeonato mundial e o protagonista, um menino de doze anos apaixonado por futebol, é deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa do avô. Enquanto espera a volta deles, o garoto começa a perceber o mundo a sua volta.

Pra frente, Brasil – Um homem comum volta para casa, mas é confundido com um “subversivo” e submetido a sessões de tortura para confessar seus supostos crimes. Este é um dos primeiros filmes a tratar abertamente da ditadura militar brasileira, sem recorrer a subterfúgios ou aliterações.

O Dia que Durou 21 anos – Em clima de suspense e ação, o documentário apresenta, em três episódios de 26 minutos cada, os bastidores da participação do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964 que durou até 1985 e instaurou a ditadura no Brasil.

PRÉ-HISTÓRIA

A Guerra do Fogo – Bela reconstituição da Pré-História, através do conflito entre os primeiros grupos humanos.

10.000 a.C.

O Elo Perdido

ANTIGUIDADE

Grandes Mitos Gregos – 20 Episódios | Duração média dos episódios. 26 min.

A série de documentários “Grandes Mitos Gregos” busca recontar essas antigas histórias através de animações e ilustrações escolhidas da história da arte. Esta mistura dinâmica – uma ponte entre a modernidade e a história, narrativas ancestrais e a contemporânea arte dramática – é uma nova forma de descobrir ou redescobrir parte de nossa herança universal.

A Odisseia – Uma adaptação do poema clássico A Odisséia, atribuído a Homero, onde Odisseu (Ulisses) enfrenta a fúria dos deuses, perigosos inimigos e monstros mitológicos, demonstrando bravura e resistência para retornar aos braços de sua amada Penélope.

Os Dez Mandamentos – Retrato bíblico da vida de Moisés, levando os hebreus, do Egito, para a Terra Prometida de Canaã.

Siddhartha – A vida de Buda, no século VI a.C., bela reconstituição da vida do grande líder espiritual.

Augustus –

Spartacus – Clássico de Stanley Kubrick, narrando a revolta de escravos na Roma Republicana.

Calígula – Obra nada sutil, com grande apelo erótico, mas retratando com esmero a conduta romana no advento do Império.

Alexandre – A vida do herdeiro macedônio e suas conquistas.

Júlio César – A vida do eminente estadista romano.

Ben-Hur – Clássico do cinema, tendo a saga de Cristo e da presença romana na Palestina.

A Queda do Império Romano – Epopéia de Roma durante o reinado de Marco Aurélio, um dos últimos grandes imperadores.

Os últimos dias de Pompéia – O Império romano no primeiro século da Era Cristã, durante a tragédia da erupção do Vesúvio.

Ulysses – Epopeia mitológica baseada na obra de Homero, Odisséia, mostrando o modo de vida dos gregos antigos.

Quo Vadis – Clássico do cinema e da literatura, retratando a Roma Imperial no tempo de Nero, e do crescimento do Cristianismo.

Gladiador – Grande Ganhador do Oscar 2001, retrata o período imperial romano e seus problemas internos.

Tróia – Na Grécia antiga, a paixão do príncipe Páris, de Tróia e Helena, rainha de Esparta, desencadeia uma guerra que devasta uma civilização. Filme baseado nos poemas clássicos de Homero, Ilíada e Odisséia.

300 – Grécia, 480 AC. Na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.

Átila, o Huno –

IDADE MÉDIA

O Incrível Exército de Brancaleone – Este clássico do cinema italiano retrata os costumes da cavalaria medieval através de uma demolidora e bem humorada sátira. A figura central é Brancaleone, um cavaleiro atrapalhado que lidera um pequeno e esfarrapado exército, perambulando pela Europa em busca de um feudo. Trata-se de uma paródia a D. Quixote de Cervantes.
Em nome de Deus – A vida do teólogo e professor Abelardo e Heloísa, sua aluna e paixão, e seu conflito com a Igreja e a sociedade.

O Nome da Rosa – Brilhante retrato da Idade Média, a partir dos misteriosos acontecimentos em um mosteiro, em meados do século XIV.

Alexandre Newski – Herói da Rússia medieval, em luta contra os teutônicos.

Senhor da Guerra – Epopéia medieval, mostrando os conflitos entre senhores e servos.

El Cid – A história do mítico Rodrigo Diaz de Vivar, na luta pela reconquista ibérica aos muçulmanos.

Romeu e Julieta – Franco Zeffirelli, recriou a obra de Shakespeare, oferecendo um excelente painel da Verona medieval.

Irmão Sol, irmã Lua – Poética obra retratando a vida de São Francisco de Assis.

Robin & Marian – A vida do lendário Robin Hood, em sua velhice, na Inglaterra do século XIV.

Giordano Bruno – A vida de Bruno, martirizado pela Inquisição por defender suas convicções acerca da vida e da ciência.

Coração Valente – Epopéia da luta entre escoceses e ingleses, no século XIII.

Os mongóis – A invasão da Polônia medieval pelos mongóis.

Gengis-Khan – A vida do célebre líder dos mongóis, em sua trajetória de conquistas.

Joana D’Arc – conta a história de um jovem de 19 anos que lidera o exército francês contra os inimigos ingleses, na Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra.

Cruzada – Balian (Orlando Bloom) é um jovem ferreiro francês, que guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de Godfrey de Ibelin (Liam Neeson), seu pai, que é também um conceituado barão do rei de Jerusalém e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Balian decide se dedicar também a esta meta, mas após a morte de Godfrey ele herda terras e um título de nobreza em Jerusalém. Determinado a manter seu juramento, Balian decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. Paralelamente ele se apaixona pela princesa Sibylla (Eva Green), a irmã do rei.

IDADE MODERNA

Cromwell – A revolução puritana, na Inglaterra do século XVII, revista em uma extraordinária obra.

O Homem de La Mancha – A história de Dom Quixote de La Mancha, extraordinária obra renascentista, contada pelo próprio autor, Cervantes, num belo musical.

O Homem que não vendeu sua alma – A vida de Sir Thomas Morus, martirizado por suas convicções durante o reinado de Henrique VIII.

Ana dos Mil Dias – A vida da segunda esposa de Henrique VIII, Ana Bolena.

Mary Stuart – A vida da rainha escocesa e seus conflitos com Elizabeth I, herdeira do trono inglês, durante o século XVI.

Decameron – Sátira bem humorada dos costumes medievais.

Agonia e êxtase – A vida de Michelângelo, um dos mais brilhantes artistas renascentistas.

Elizabeth – A vida da rainha Elizabeth I, bela recriação da época.

Rainha Margot – As perseguições religiosas na França, explodindo na fatídica Noite de São Bartolomeu, em milhares de protestantes foram assassinados em Paris (1572).

Ligações Perigosas – Retrato crítico da vida fútil e irreal da corte francesa, um pouco antes da Revolução Francesa.

Danton – o processo da revolução – Retrato do Terror durante a Revolução Francesa, quando os jacobinos, liderados por Robespierre, buscam livrar a França dos contra-revolucionários.

Gangues em NY – História do nascimento da América envolta com a violência e a barbárie que tomou conta de todos os Estados Unidos na metade do século XIX, em virtude da Guerra Civil que dividiu o país entre abolicionistas e escravocratas, entre os anos de 1840 e 1863.

O Patriota – Guerra de Independência dos EUA, 1776 – Veterano de guerra, luta contra a coroa britânica. Filme mostra as batalhas que levaram à independência das colônias norte-americanas.

Giordano Bruno – Giordano Bruno é um filme franco-italiano de 1973, do gênero drama biográfico, tendo por tema o processo movido pela Inquisição Romana contra o filósofo italiano Giordano Bruno.

Lutero – O filme cobre a vida do reformador alemão Martinho Lutero (1483–1546), desde que ele tornou-se um monge (1505) até a Confissão de Augsburgo(1530)

COLONIALISMO

Preto e Branco em Cores – Narrativa bem humorada de conflitos coloniais durante a Primeira Grande Guerra.

O Capitão de Castela – Aventura de Hernán Cortez, durante a conquista do império Asteca.

Queimada – Bem elaborada abordagem da colonização em uma ilha do Caribe, com os conflitos envolvendo portugueses e ingleses, durante uma rebelião de nativos.

Khartoum – Conflito no Sudão, entre britânicos, franceses e nativos.
55 dias de Pequim – Visão romanceada do cerco de Pequim durante a Guerra dos Boxers, na China, no início do século XX.

Rapa-Nui – Reconstrução primorosa da vida das populações da ilha da Páscoa, antes da chegada dos europeus. Importe painel da vida das comunidades ditas primitivas, com seus costumes, comportamentos, etc.

Amistad – Um dos tantos belos filmes de Spielberg, narrando o julgamento de escravos amotinados, em tribunais norte-americanos, na década de 30, do século passado.

Hábito Negro – Belo filme sobre a colonização do Canadá, por missionários jesuítas.

Aguirre, a Cólera dos Deuses – A expedição de Lope de Aguirre, na selva amazônica, em busca do mítico El Dorado, durante a conquista espanhola da América.
1492 – a conquista do Paraíso – Um dos filmes realizados em comemoração aos 500 anos de descoberta da América. Sem dúvida, o melhor deles, assinado por Ridley Scott.

A Missão – Retrato da vida nas missões jesuíticas do Alto Paraguai e do conflito com as metrópoles ibéricas.

O último dos moicanos – Releitura de clássico da literatura, mostrando os conflitos entre franceses, ingleses e índios, na América colonial.

Gerônimo – A saga do líder dos apaches, lutando contra a conquista dos brancos, na América dos fins do século XIX.

A Guerra do Ópio – A guerra movida pelos ingleses contra a China Imperial, pela manutenção da tráfico de ópio no país.

Shogum – Série retratando o Japão feudal e os conflitos com a presença estrangeira.

Pequeno Grande Homem – Dustin Hoffman está brilhante personificando um homem que vive parte de sua vida entre os Sioux, durante a marcha para o Oeste americano.

Raízes – Série americana, narrando a vida e a genealogia de um escravo negro trazido para os Estados Unidos até dos dias atuais.

Álamo – Visão chauvinista americana da Guerra pela emancipação do Texas, contra o México.

A batalha de Argel – A luta dos argelinos para emancipar-se da França.

Lincoln – Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

CONFLITOS DO SÉCULO XIX

A carga da brigada ligeira – Epopéia da Guerra da Criméia, que, em meados do século XIX, uniu ingleses, franceses e turcos contra a Rússia czarista.

Napoleão – A vida do notório imperador dos franceses.

O Leopardo – Família tradicional italiana, durante o processo de unificação do país. Bela adaptação de Il Gatopardo de Tomaso de Lampedusa.

Guerra e Paz – A obra de Tolstói, tendo a campanha napoleônica na Rússia, como tema de fundo.

SÉCULO XX

Viva Zapatta – A Revolução Mexicana dos anos dez é revista nessa aventura protagonizada por Marlon Brando e Anthony Quinn
Encouraçado Potemkin – Revolta naval na Rússia czarista, durante a guerra contra o Japão (1905).

Doutor Jivago – Clássico da literatura, tendo por pano de fundo a Revolução Russa.

1900 – A ascensão fascista na Itália, num painel extraordinário.

Rosa Luxemburgo – Trajetória da célebre ativista alemã, assassinada em 1919. Painel dos anos que antecederam à eclosão da Primeira Grande Guerra.

Lawrence da Arábia – A vida de um oficial ingles, arregimentando tribos árabes na luta contra o Império Turco, durante a Primeira Guerra Mundial.

Mata-Hari – A vida da famosa bailarina e espiã, durante a Primeira Grande Guerra.

Gallipoli – A tentativa dos aliados de tomar a península de Gallipoli, aos turcos, durante a Primeira Guerra Mundial.

Outubro – Visão oficial da tomada do poder dos bolcheviques, durante a Revolução Russa.

Reds – A vida do jornalista John Reed, durante a Revolução Russa.

A Cor Púrpura – Uma aula de cinema, mostrando a dura realidade dos negros, no sul dos EUA.

A noite dos desesperados – Drama mostrando a dura realidade dos anos 30, nos EUA, durante a Crise do capitalismo.

Morrer em Madri – Rico documentário sobre a Guerra Civil Espanhola – 1936-1939.

Ghandi – Premiada obra sobre a vida do grande Mahatma Ghandi, durante o processo de Independência da Índia.

Por quem os Sinos dobram? – Romance de Ernest Hemingway, cujo fundo é a Guerra Civl Espanhola.

O grande ditador de Charles Chaplin – Emocionante sátira ao nazi-fascismo.

Stalin – Retrato do líder Joseph Stalin, durante a formação da União Soviética.

O mais longo dos dias – Narrativa espetacular do desembarque dos aliados nas praias da Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial.

O último imperador – História de Pu Yi, que, aos três anos de idade, recebe o título de imperador da China. A China durante a Revolução Comunista.

A lista de Schindler – Obra oscarizada de S. Spielberg, contando a trajetória de Oscar Schindler, industrial alemão, que salva da morte iminente centenas de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.

A noite de São Lourenço – Camponeses italianos lutando contra as forças fascistas.

O vento será tua herança (Herdeiros do Vento) – Professor de História Natural é acusado de corromper os valores cristãos, ao lecionar sobre a evolução em uma escola no interior dos Estados Unidos, nos anos vinte.

Essa terra é minha terra – A vida de Woody Guthrie, cantor e compositor americano durante a depressão dos anos trinta.

A Onda – Professor americano recria a experiência nazi-fascista em sala de aula, com resultados surpreendentes.

Testa de Ferro por Acaso – Visão bem humorada de Woody Allen, embora um tanto trágica, do Macartismo, durante a perseguição às esquerdas americanas, nos anos cinqüenta.

Truman – A vida do presidente americano que sucedeu a Roosevelt.

O Julgamento de Nuremberg – Nazistas são julgados pelos crimes de Guerra.

QBVII – Médico notável é acusado por judeu de colaborar com nazistas em campos de concentração. O acusado move processo mas acaba virando vítima do mesmo.

Missing – O desaparecido – filme político de Costa-Gravas, sobre o golpe militar no Chile, em 1973.

Um Grito de Liberdade – O apartheid sul-africano mostrado através da vida de Steve Biko, um líder negro.

Mississipi em Chamas – Drama racial no sul dos Estados Unidos.

Platoon – Saga da Guerra do Vietnan, narrada em tons de veemente crítica ao papel norte-americano.

Gritos do Silêncio – A crueza da Guerra do Camboja vista pelos olhos de dois jornalistas.

Forrest Gump – Extraordinário painel da História recente americana, contada com humor e sensibilidade.
JFK – Análise do assassinato de John Kennedy, em 1963, um mistério até nossos dias.

Todos os homens do Presidente – Revelações do caso Watergate, que acabou por depor o presidente Richard Nixon, em 1974.

A História Oficial – Filme argentino sobre a ditadura militar na Argentina, nos anos 70.

Passagem para a Índia – Poética visão da Índia e dos preconceitos entre ingleses e indianos.

Saló – Obra clássica de Pier Paolo Pasolini, mostrando a crueldade da dominação fascista, no interior da Itália. Filme pouco recomendável para estômagos e nervos fracos.

Nascido em 4 de julho – Dramático exame da Guerra do Vietnã e dos valores norte-americanos.

Paradise Road – A realidade de um campo de concentração japonês de mulheres, na ilha de Sumatra, durante a Segunda Grande Guerra.

Woodstock – Três dias de som, amor e paz, em 1969, jamais repetido em sua pujança, uma vez que revelava a sincera esperança em dias de fraternidade e comunhão entre todos.

Hair – Célebre musical da Broadway, questionando a guerra e seus efeitos no comportamento das pessoas.

O Resgate do Soldado Ryan – Premiado filme de Spielberg narrando o desembarque das tropas americanas na Normandia, durante a Segunda Grande Guerra.

Adeus, Lenin! – Outubro de 1989, jovem cria um “museu” socialista para que a mãe, que acordou de um coma, não perceba as mudanças ocorridas na Alemanha, pós queda do muro de Berlin.

Círculo de Fogo – Retrata a batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial, onde os russos tentam conter o avanço nazista pela URSS.

Pearl Harbor – 1941. Japoneses fazem ataque surpresa aos encouraçados norte-americanos, no Havaí, levando os EUA a encontrarem o pretexto que precisavam para entrar na Segunda Guerra Mundial.

U-571 – A batalha do Atlântico – Abril de 1942, os alemães dominam o oceano atlântico com seus submarinos U-boats, destruindo navios mercantes que levam suprimentos dos EUA para a Europa Ocidental.

Fahrenheit, 11 de Setembro – Documentário que faz uma dura análise da administração do governo Bush após os trágicos eventos de 11 de setembro.

O último rei da Escócia – O filme mostra os acontecimentos reais na Uganda durante os anos 70, quando o ditador Idi Amin exercia seu poder. A história é narrada por meio do ponto de vista de seu médico pessoal.

Hotel Ruanda – Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito.

Diários de motocicleta – Baseado em fatos reais, aborda uma viagem pela América do Sul, em 1952, de Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara) e seu amigo Alberto Granado. Che Guevara era um jovem estudante de medicina, seu amigo, Alberto Granado, um bioquímico. Durante o filme, são retratados vários aspectos da América do Sul, dentre eles: inúmeras paisagens, relevo, vegetação, aspectos econômicos, como por exemplo, a desigualdade social existente entre os habitantes.

13 Dias Que Abalaram o Mundo – Em plena Guerra Fria, o envio de mísseis por parte da União Soviética para Cuba cria uma crescente tensão política entre os dois países e os Estados Unidos. Dirigido por Ronald Donaldson (A Experiência) e com Kevin Costner e Bruce Greenwood no elenco.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

Professor Dimas História

Dimas

Dimas é professor de História no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image