Início / Blog / ENEM / Enem – Atrasou, perdeu!

Enem – Atrasou, perdeu!

Responsive Image

Atrasou, perdeu. Exatamente às 13 h (horário de Brasília) nos próximos sábado e domingo, os portões dos locais de prova fecharão. Se, por algum motivo, o candidato estiver do lado de fora, não vai adiantar gritar, chorar ou “chamar o Papa”. Para esses atrasados, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ficará para 2015.

Sendo assim, vestibulando, aí vai uma super dica: saia de casa com muita antecedência e, se possível, visite o local de prova antes, estudando a melhor maneira de chegar, sempre levando em consideração o meio de transporte e o trajeto.

É bom decidir desde já se você pretende ir de carro ou transporte público. Verificar quais as opções de ônibus, trem, metrô ou, se for o caso, onde estacionar o carro, jamais esquecendo que em dias de exame as ruas no entorno costumam ter muito trânsito.

É importante também que o estudante verifique com antecedência o horário que a prova será realizada em seu Estado, já que o Brasil utiliza três fusos horários e também faz uso do horário de verão.

Segundo recomendações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), os candidatos devem chegar ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Agindo assim, o candidato poderá procurar a sua sala e acomodar-se com tranquilidade.

Não esqueça de separar toda documentação necessária com antecedência: cartão de confirmação impresso (recomendável) e carteira de identidade (RG). Separe também pelo menos duas canetas esferográficas pretas, levando em conta que os corpos têm que ser transparentes.

Verifique antes quais roupas você vai usar, escolhendo sempre peças confortáveis e de acordo com as condições de tempo no dia da prova.

No mais, procure dormir cedo na noite anterior (pelo menos 8 horas de sono) e alimente-se de forma equilibrada. Nada de ficar até altas horas conversando com amigos nas redes sociais ou estudando desesperadamente na véspera da prova.

Lembre-se de que o conhecimento cobrado no Enem foi construído por você ao longo de toda a sua vida de estudante e que, com equilíbrio emocional e autoconfiança, as suas chances de lograr êxito aumentam consideravelmente.
Bom exame a todos e a cada um de vocês!

 

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

professor caco hexag

Caco Basileus

Caco Basileus é coach e professor de Física no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image