Início / Blog / Cultura e Lazer / Mar Adentro: uma reflexão sobre a eutanásia

Mar Adentro: uma reflexão sobre a eutanásia

Responsive Image

Aos nossos futuros médicos, fica uma dica de filme que fala a respeito de, com certeza, um complexo e longo tema a se debater dentro da medicina: a eutanásia.

O filme MAR ADENTRO (Mar Adentro – 2004) é um excelente trabalho espanhol que mostra a vida (apesar de o próprio personagem questionar se o que ele passa é viver) de Ramon, um homem que está 28 anos vivendo em uma cama tetraplégico, após sofrer um acidente durante um mergulho em área rochosa, na qual bateu a cabeça.

Determinado que já está em não encontrar mais sentido na vida, Ramon luta na justiça para obter direito à eutanásia, e através de uma amiga, ele conhece a advogada Julia, que possui problemas motores originados de uma doença degenerativa. Ele acredita que a sensibilidade de Julia em relação a seu caso será maior, já que está cansado de ouvir relatos de religiosos, familiares e desconhecidos encorajando-o a seguir em frente e não desistir de viver.

O seu caso começa a tomar proporção nacional com a chegada de sua história na mídia e divide opiniões. Ramon recebe a visita de pessoas para ele desconhecidas, mas que estão envolvidas com sua história e de alguma forma querem lhe dar forças e talvez fazê-lo mudar de ideia. Entre esses estranhos está Rosa, uma mãe solteira que quer mostrar-lhe razões para viver.

Extremamente inteligente e crítico, Ramon é uma pessoa decidida que não aceita argumentos espiritualistas ou de “mas podia ter sido pior, vamos valorizar a sua sobrevivência”, já tendo inclusive feito seus familiares seguirem a ideia de apoiá-lo.

Esta dica abrange, lógico, questões maiores que a médica, indo para campos jurídicos, sociais, religiosos, entre outros tipos de discussões possíveis. Uma ótima interpretação do ator Javier Bardem como Ramon, que transfere a nós, espectadores, suas angústias em sentir-se prisioneiro de seu próprio corpo.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

prof-luciano-geografia

Luciano Kenji

Luciano Kenji é professor de Geografia no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image