Início / Blog / Biologia / Peixe Leão invadiu o Brasil – Desequilíbrio ambiental à vista

Peixe Leão invadiu o Brasil – Desequilíbrio ambiental à vista

Responsive Image

Em maio de 2014, foi avistado em Arraial do Cabo/RJ o peixe leão, espécie originária dos Oceanos Pacífico e Índico que vem sendo encontrada aos montes no Atlântico Norte e que, aparentemente, chegou para ficar nos mares brasileiros.

Por que chegou para ficar?

Por ser uma espécie exótica (não nativa), o peixe leão não possui predadores naturais em nossas águas, logo ele consegue obter alimento e reproduzir-se com imensa facilidade sem que seja predado por qualquer outra espécie.

Qual o problema disso?

O fato de termos uma espécie invasora em um ecossistema causa desequilíbrio ecológico em toda a teia alimentar, podendo causar reduções drásticas de algumas espécies e até a extinção das mesmas. Além disso, pode ocorrer um declínio na pesca de espécies economicamente importantes, como os badejos e as garoupas, sem dizer que há o perigo de possíveis acidentes com banhistas e mergulhadores, uma vez que esses peixes contêm glândulas de veneno.

Lembrem-se que espécies exóticas invasoras são consideradas a segunda maior causa de extinção de espécies no planeta.

Quais outras espécies invasoras temos no Brasil?

Infelizmente, existem centenas de espécies invasoras em nossos ecossistemas, como por exemplo, o caramujo gigante africano, a tilápia, o javali, entre outros.

Um forte abraço.

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Hexag.

Compartilhe

Sobre o autor

Professor Kim - Biologia Hexag Medicina

Kim

Kim é professor de Biologia no Hexag Vestibulares.

Comentários

Responsive Image